Home

Artrose: saiba mais sobre a doença

Saúde e Bem-Estar

11 de Outubro de 2019

Atualizado em -

O que é artrose?

A artrose é uma condição que pode se manifestar com dores nas juntas, inchaço e rangidos, e é considerada a quarta principal causa da redução da qualidade de vida. Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas só no Brasil e pode afetar principalmente pessoas com idade mais avançada.
A reumatologista Dra. Ana Paula Luppino Assad, da Hapvida NotreDame Intermédica, explica que a artrose é um processo degenerativo que desgasta a cartilagem em diversas articulações, sendo as mais comuns os joelhos, quadris, coluna e mãos. Por ser uma condição degenerativa em vez de inflamatória, é mais prevalente em pessoas acima de 50 anos.

Causas da artrose

Não há causas definidas para a artrose. “Componentes genéticos, obesidade e até traumas prévios da articulação são fatores de risco para artrose. Tudo que sobrecarrega a articulação pode levar a degeneração da cartilagem”, esclarece a reumatologista. 
Por exemplo, a obesidade faz com que o corpo tenha que suportar um excesso de peso além do que ele é capaz. Isso faz com que haja maior atrito no local das cartilagens, que se desgastam. Com isso, os ossos começam a colidir diretamente e, consequentemente, ficam mais gastos.

Sintomas da artrose

A artrose pode apresentar sintomas como:
●    Dores nas articulações afetadas;
●    Inchaço;
●    Limitação de movimento;
●    Queimação em pontos específicos;
●    Dor ao iniciar o movimento.
Outro sintoma que pode indicar problemas nas articulações é a sensação de rigidez ao acordar, que pode ser aliviada com movimentos leves ao longo do dia a dia. Além disso, quando a artrose é no joelho, é comum haver alguns estalos ao mexê-los; já quando é nas mãos, pode ter maior o volume das articulações dos dedos.

Diagnóstico da artrose

O diagnóstico da artrose é clínico, baseado na análise dos sintomas, idade e inflamação nas articulações. Um exame físico detalhado é fundamental, e se houver dúvidas, exames de imagem como radiografias ou ressonâncias magnéticas podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, exames de sangue podem ser realizados para descartar outras condições.
Para contar com os melhores profissionais nessas situações, tenha um plano de saúde Hapvida Notredame Intermédica. Faça já a sua cotação e cuide de você e de quem ama!

Artrite X artrose

É comum confundir artrose com artrite. No entanto, essas condições apresentam diferenças significativas. Enquanto a artrite se refere à inflamação das articulações, a artrose, também conhecida como osteoartrite, é caracterizada pelo desgaste das articulações. 
A artrite pode ser causada por várias doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, e também pode ser consequência da artrose. Além disso, a artrite afeta, principalmente, dedos, punhos, pés e tornozelos, enquanto a artrose está mais relacionada ao envelhecimento e impacta articulações que suportam peso, como quadris, joelhos e coluna.

Como prevenir a artrose?

●    Mantenha um peso saudável: O excesso de peso aumenta a pressão sobre as articulações, especialmente as que suportam peso, como joelhos e quadris.
●    Pratique exercícios regularmente: Atividades de baixo impacto, como natação, caminhada e ciclismo, ajudam a fortalecer os músculos e a manter a flexibilidade das articulações.
●    Fortaleça os músculos: Exercícios de fortalecimento, especialmente para os músculos ao redor das articulações, ajudam a suportar e estabilizar as articulações.
●    Mantenha uma dieta equilibrada: Consuma alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, além de incluir ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes, que podem reduzir a inflamação.
●    Evite Lesões: Pratique técnicas adequadas durante atividades físicas e esportes para minimizar o risco de traumas nas articulações.
●    Mantenha a flexibilidade: Pratique alongamentos regularmente para manter a amplitude de movimento nas articulações.
●    Evite o tabagismo: Fumar pode contribuir para a degeneração da cartilagem, aumentando o risco de artrose.
●    Realize Exames Regulares: Consultas médicas periódicas podem ajudar a monitorar a saúde das articulações e identificar fatores de risco.

Tratamento para a artrose

Embora não exista cura para a artrose, a mudança no estilo de vida, como realizar exercícios físicos, fisioterapia, pilates e hidroginástica, pode retardar a progressão da doença. Dietas equilibradas também desempenham um papel importante. O uso de suplementos como sulfato de glicosamina, condroitina e colágeno pode trazer benefícios, especialmente para aliviar os sintomas.
Em casos de inflamação aguda, anti-inflamatórios e corticoides podem ser prescritos, mas sempre com supervisão médica devido aos possíveis efeitos adversos, como hipertensão e insuficiência renal, que são doenças comuns em pacientes mais velhos. 
Em casos mais avançados, a única forma de correção é por meio de intervenção cirúrgica e prótese articular.
Gostou do nosso conteúdo? Siga as redes sociais da Hapvida NotreDame Intermédica e fique por dentro das nossas dicas de saúde e bem-estar!

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Erro ao incluir fragmento

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...