O reajuste anual dos planos de saúde é um processo regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e envolve diversos fatores e metodologias. Entender como ele é calculado pode ajudar você a planejar suas finanças e escolher o plano ideal para suas necessidades. Abaixo, explicamos os principais aspectos do reajuste anual dos planos de saúde.
1. O que é o reajuste anual dos planos de saúde?
2. Como é calculado o reajuste anual dos planos de saúde?
3. Qual é a diferença entre reajuste por faixa etária e reajuste anual?
4. Qual é o reajuste definido para 2024?
5. Como o reajuste é aplicado?
6. Como posso acompanhar os índices de reajuste autorizados pela ANS?
O reajuste anual é a atualização dos valores cobrados pelos planos de saúde, realizada uma vez por ano. Esse reajuste visa adequar os preços dos planos às variações de custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos, garantindo a manutenção dos serviços oferecidos.
Além dos custos de serviços médicos, o reajuste é calculado de acordo com a inflação e a variação da frequência de uso do plano de saúde, sendo:
- Índice de inflação: Variação de preços de insumos como alimentação, vestuário, educação, transportes etc.
- Utilização do plano de saúde: Variação das despesas em saúde, frequência de utilização do plano e incorporação de novas tecnologias.
Esses fatores definem somente o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares. Planos empresariais e coletivos são calculados de outra forma, já com negociação entre a operadora e a empresa contratante, podendo resultar em diferentes percentuais de reajuste.
O reajuste anual é aplicado uma vez por ano para todos os beneficiários, ajustando os valores para refletir mudanças nos custos médicos e econômicos. Já o reajuste por faixa etária ocorre quando o beneficiário muda de uma faixa etária para outra, podendo levar a um aumento na mensalidade devido ao maior uso de serviços de saúde à medida que se envelhece.
A ANS definiu que os planos de saúde individuais e familiares regulamentados terão reajuste de 6,91% no período de maio de 2024 a abril de 2025, a partir do mês de aniversário do contrato.
Esse índice reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2023 em comparação com as despesas assistenciais de 2022 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares.
A partir de julho, você receberá o boleto com a nova mensalidade reajustada.
Por exemplo, considerando a mensalidade de um plano de saúde no valor de R$ 100, a nova mensalidade reajustada, a partir do mês de julho, será de R$ 106,91.
Clique aqui para visualizar o exemplo de reajuste.
Você pode acompanhar os índices de reajuste acessando o site oficial da ANS, que disponibiliza informações atualizadas sobre os percentuais de reajuste, garantindo transparência aos beneficiários.
Explore mais categorias
Fique atento! Mudanças no atendimento oftalmológico em São Paulo
Durante as semanas de Natal e Ano Novo, algumas unidades da Hapvida NotreDame Intermédica terão horários especiais de funcionamento.
Continuar lendoHorário de funcionamento durante as festas de fim de ano
Durante as semanas de Natal e Ano Novo, algumas unidades da Hapvida NotreDame Intermédica terão horários especiais de funcionamento.
Continuar lendoDezembro Laranja: mês de conscientização sobre o câncer de pele
Com a chegada do verão, é hora de reforçar os cuidados com a saúde da pele.
Continuar lendo