Home

Hapvida NDI realiza 30% de partos normais na rede própria

Sobre o Grupo

21 de Maio de 2024

Hapvida NDI realiza 30% de partos normais na rede própria

Nossos programas de acolhimento elevam esse número e proporcionam qualidade de vida para as gestantes

A Hapvida NotreDame Intermédica realiza uma média de cinco mil partos mensais, superando sua meta de 30% de partos normais na rede própria, alcançando até 40% em cidades com o programa Nascer Bem. Esse percentual é bem acima da média divulgada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que é de 24,3% na rede privada.


A diretora médica do programa Nascer Bem da Hapvida NDI, Daniela Leanza, enfatiza a prioridade no parto adequado, considerando as melhores condições para mãe e bebê. “Tudo depende das condições clínicas do binômio (mãe-bebê), mas sempre será avaliada a via de parto mais adequada para garantir o bem-estar dela e da criança, seja por cesárea ou parto normal”, explicou.


O parto normal é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por oferecer mais vantagens em relação à cesárea, como menor risco de desconforto respiratório para o bebê, menor risco de hemorragia e complicações para a mãe, além de facilitar a amamentação e proporcionar uma recuperação mais rápida.


A taxa de internação em UTI Neonatal é um indicador importante para a Hapvida NotreDame Intermédica, que busca mantê-la abaixo de 7%, refletindo a qualidade do cuidado pré-natal e do parto. “O acompanhamento pré-natal é fundamental para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que podem complicar a evolução da gravidez”, relata Christine Marques, diretora médica do Programa Gestação Segura da Hapvida NDI.


“Nossa luta é pela conscientização da paciente sobre a importância do início precoce do pré-natal, além da adesão às consultas e aos exames propostos. O início tardio ou acompanhamento irregular podem atrasar diagnósticos e prejudicar o tratamento de doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia”, exemplifica Daniela.


Nascer Bem


Presente em Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, Manaus e Goiânia, o programa Nascer Bem acompanha as gestantes desde a descoberta da gravidez até o fim do puerpério. Gestantes das regiões metropolitanas dessas cidades podem participar do programa.


O diferencial do Nascer Bem é o acompanhamento integral por médicos e enfermeiras obstetras durante todo o pré-natal, com orientações sobre parto e amamentação, além de uma central de agendamento e monitoramento exclusivo para garantir o acesso às consultas. 
.
Durante o pré-natal, as gestantes podem elaborar um plano de parto, discutindo pontos como o acompanhante, uso de ocitocina e realização de episiotomia. “As preferências da mãe serão respeitadas sempre que possível”, garante Christine Marques.


Programa Gestação Segura

No Programa Gestação Segura, as gestantes contam com uma equipe multidisciplinar para proporcionar qualidade de vida e bem-estar em todas as fases da gravidez. Também possui uma equipe dedicada e especializada no cuidado de gestantes de alto risco.


Presente na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, o Programa Gestação Segura oferece um canal de comunicação direto entre a paciente e a equipe, com orientações personalizadas e esclarecimento de dúvidas por telefone e WhatsApp.


Ambos os programas fornecem informações de qualidade para auxiliar as gestantes nessa fase desafiadora. Além das consultas de pré-natal, os programas oferecem cursos online e presenciais sobre preparo do parto, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e planejamento familiar. 
As gestantes também têm acesso a programas de acolhimento, como pintura da barriga e aquarela com a placenta no pós-parto, criando lembranças significativas dessa fase.

Últimas notícias

Plano de Saúde Pleno