Home

Saiba o que faz um fisioterapeuta

Duvidas gerais

27 de Setembro de 2021

Saiba o que faz um fisioterapeuta

Artigos duvs -

No Grupo NotreDame Intermédica temos milhares de profissionais de áreas diversas da saúde à disposição dos beneficiários. Muitas vezes, alguns têm dúvidas de qual especialista procurar ou, até mesmo, o que determinada área é responsável dentro da Medicina. Por isso, separamos algumas respostas a questões comuns nas atribuições de um fisioterapeuta.

 

Atribuições

O fisioterapeuta realiza diagnóstico fisioterapêutico, feito único e exclusivamente por ele. Da mesma forma, é o responsável pela alta terapêutica.

“Sua atuação acontece na área da saúde, podendo atuar em diversas áreas, tais como: fisioterapia ortopédica, neurológica, desportiva, hospitalar, cardiorrespiratória e pediátrica, entre muitas outras”, explica Patricia Lacombe, gestora da Rede Própria de fisioterapia do Grupo NotreDame Intermédica.

Exames

Para que haja um melhor diagnóstico e amplo conhecimento sobre o caso do paciente, podem ser solicitados exames de imagem como Raio X; tomografia computadorizada; ultrassom; e ressonância magnética.

“Em alguns casos, pode ser necessário pedir exames de sangue, sendo de extrema importância ter pleno conhecimento para avaliar os resultados”, reforça Patricia.

Periodicidade

O fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato, não sendo necessário encaminhamento do médico para consulta. A periodicidade dependerá do objetivo do paciente. Se for tratamento, prevenção ou apenas uma avaliação.

 

Doenças

A fisioterapia trata com mais frequência doenças como: trauma, lesão e degeneração osteomusculares e, também, doenças degenerativas do sistema nervoso, como Parkinson e AVEs (Acidente Vascular Encefálico).

“As patologias ortopédicas têm maior incidência, pois podem acometer qualquer idade, desde bebês até idosos”, destaca Patricia.

 

Faixas etárias

A fisioterapia pode ser necessária desde a idade em que a criança começa a andar, observando se o desenvolvimento está correto; na adolescência, para avaliar questões posturais; na vida adulta, para prevenção de doenças; e, também, na idade avançada (idoso), para tratar questões como incontinência urinária, coordenação, equilíbrio e força para evitar quedas, por exemplo.

 

Prevenção

Problemas decorrentes da má postura podem ser evitados por se tratar de questões que podem ser resolvidas com o tratamento ortopédico e de reeducação postural.

“Outro exemplo é a incontinência urinária, que pode ser tratada com a fisioterapia do assoalho pélvico (feminino ou masculino) e distúrbios têmporo-mandibulares, com alongamento e relaxamento da musculatura”, conta Patricia.

 

Mitos e Verdades

“Fisioterapeuta é a mesma coisa que massagista”: mito.

Para se tornar um fisioterapeuta, é necessário fazer a faculdade de Fisioterapia, que dura em torno de quatro a cinco anos. Ao concluir a graduação, é possível realizar diagnóstico fisioterapêutico, tratamento e alta. Já o massagista realiza cursos e em alguns meses pode atuar na área. Este não se trata de um profissional da área da saúde, portanto não pode solicitar exames, realizar diagnóstico e nem dar alta fisioterapêutica.

“Fisioterapeuta pode ter sua própria clínica”: verdade.

Os profissionais podem abrir clínicas exclusivamente para fisioterapia.

“Fisioterapeuta pode prescrever medicamento”: mito.

Os únicos profissionais que podem prescrever medicamento são o médico e o dentista.

“Fisioterapeuta não pode fazer procedimento invasivo”: verdade.

Os únicos profissionais que são autorizados a fazer procedimentos invasivos são: médico, enfermeiro e dentista.

“Fisioterapeuta não trabalha em hospital”: mito.

A fisioterapia intensivista está presente nos hospitais em diversos setores, sendo alguns deles o cardiorrespiratório, neonatal/pediátrica, ginecológico, ortopédico e neurológico. Além disso, os fisioterapeutas, muitas vezes, atuam em pós-cirúrgicos e pacientes acamados.

Centro de Fisioterapia do GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica oferece aos seus beneficiários o Centro de Fisioterapia Higienópolis, estruturado com o que há de mais moderno em reabilitação física dos pacientes. A partir de recursos avançados em fisioterapia, espaços para atividades em grupo com equipamentos de neurologia e eletroterapia, além de salas individuais de tratamento. O local também conta com uma equipe de fisioterapeutas especializada e capacitada para atuar na reabilitação e no tratamento de lesões musculares.

Conheça o Centro de Fisioterapia do GNDI.

 

Quero cotar plano de saúde

Referência

Fonte: Patricia Lacombe, Gestora da rede própria de fisioterapia do Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica