Entenda como funciona o reajuste de preço por faixa etária
Artigos Boas práticas duvs -
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), “por questões naturais, quanto mais avança a idade da pessoa, mais necessários se tornam os cuidados com a saúde e mais frequente é a utilização de serviços dessa natureza”. Sendo assim, foi estabelecida uma estratificação etária com reajustes para cada vez que o beneficiário atinge uma faixa de idade. Entenda como isso funciona neste artigo do Grupo NotreDame Intermédica.
A idade é um dos principais agentes que impactam no valor do plano de saúde. Para regular este fator, a (ANS) estabeleceu uma estratificação etária. Cada vez que o beneficiário pula de faixa, há um reajuste no valor do plano. Para não haver confusões, o percentual de aumento para cada idade deve estar previsto no contrato do plano de saúde. As regras são as mesmas para todos os tipos de plano.
Ideal para uma única pessoa, o plano individual é flexível e pode atender às suas necessidades de forma mais efetiva. Você ainda pode escolher o tipo de plano de acordo com o que espera dele e a frequência que o utilizará.
Desde o dia 1º de janeiro de 2004, a ANS estabeleceu a divisão de faixa como dos 0 a 18 anos, de 19 a 23 anos, 24 a 28 anos, 29 a 33 anos, 34 a 38 anos, 39 a 43 anos, 44 a 48 anos, 49 a 53 anos, 54 a 58 anos e 59 anos ou mais. A Resolução Normativa (RN nº 63) determina que o valor da última faixa etária – 59 anos ou mais – o valor da última faixa etária não pode ser seis vezes maior do que o valor da primeira faixa (0 a 18 anos); a variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não pode ser maior do que a variação entre a primeira e a sétima faixas.
O NotreLife 50+, novo plano individual desenvolvido pelo Grupo NotreDame Intermédica, é ideal para pessoas acima de 49 anos. Com um novo conceito e diferente de qualquer plano tradicional, a ideia é se preocupar com o beneficiário antes que ele pense no plano de saúde. Para isso, o NotreLife 50+ (https://www.gndi.com.br/saude/duvidas-frequentes-sobre-planos-de-saude/o-notrelife-50-e-o-melhor-plano-de-saude-para-idosos) apresenta os preços mais competitivos do mercado, cobertura de consultas, exames e internações na rede própria da NotreDame Intermédica, e ainda investe no bem-estar dos beneficiários.
A Constituição Federal prevê que a saúde é um direito de todos. Portanto, não há limite de idade para contratar um plano de saúde. Este direito é assegurado pela ANS.
Quero cotar plano de saúde
Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do site Plano de Saúde e ANS – acesso em 03 de janeiro de 2020.
Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica