Ecocardiograma: saiba para que serve e quando fazer
Artigos duvs -
O ecocardiograma é um exame simples, realizado via ultrassom e em tempo real, que fornece imagens e avalia o coração e suas estruturas, como válvulas e câmaras. Por meio dessas imagens o médico consegue analisar, por exemplo, as batidas, a espessura muscular, a condição dos vasos e das artérias, o fluxo sanguíneo e a anatomia, para verificar se não há má-formação ou indícios de insuficiência cardíaca.
É muito solicitado pelos cardiologistas para pacientes com sintomas cardíacos ou não. Ele não oferece risco e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade, inclusive em bebês e crianças. Esse exame identifica insuficiência cardíaca, sopro, tumores, má-formação, presença de coágulos, além de doenças congênitas ou não do coração, pericárdio (capa que reveste esse músculo), artérias e válvulas.
Antes de iniciar o ecocardiograma, o paciente tira a roupa acima da cintura e deita na maca de barriga para cima. O médico cardiologista que realizará o exame passa um gel à base de água no peito do paciente para o equipamento chamado transdutor deslizar e fazer as imagens das partes do coração.
As imagens geradas aparecem em tempo real na tela do computador e, posteriormente, são usadas para fazer o laudo. O médico pode solicitar que o paciente prenda a respiração por alguns segundos para melhorar a captação da imagem.
O exame é indolor, não causa desconforto, não precisa de preparo e dura cerca de 20 minutos – exceto no caso do ecocardiograma transesofágico, que necessita de sedativo e, por isso, recomenda-se jejum seis horas antes. Após o ecocardiograma, o paciente pode voltar à sua rotina normalmente.
Existem ecocardiogramas específicos para analisar algumas estruturas anatômicas e, também, há diferenças quanto à tecnologia. Os principais são:
- Unidimensional: mede o diâmetro das câmaras cardíacas (átrio e ventrículo) e a espessura do tecido miocárdico para avaliar alterações de tamanho e relacionadas à alguma doença;
- Bidimensional: oferece imagens em 2D, sendo possível observar melhor as cavidades. Essa versão facilita a interpretação se comparada ao exame unidimensional;
- Transtorácico: é o tipo mais comum, utilizado externamente para fazer imagens do coração e suas estruturas;
- Transesofágico: além do coração, avalia também a região do esôfago;
- Ecocardiograma com estresse farmacológico: são usadas substâncias estimuladoras do coração no preparo para observar o funcionamento cardíaco e identificar anormalidades;
- Fetal: realizado durante a gestação para observar o sistema cardíaco do feto e diagnosticar doenças precocemente;
- Com doppler ou com doppler colorido: avalia o fluxo de sangue pelo coração com a finalidade de verificar problemas em válvulas e artérias.
O ecocardiograma pode ser realizado no NotreLabs, o laboratório próprio de análises clínicas e diagnóstico do GNDI. É necessário fazer agendamento prévio, tanto para atendimentos via convênio como particular. Consulte aqui a localização das unidades NotreLabs.
Quero cotar plano de saúde
Fonte:
Tua Saúde: www.tuasaude.com
Drauzio Varella: www.drauziovarella.uol.com.br
Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição