Telemedicina é a maneira prática de cuidar da sua saúde
Artigos duvs -
Resolver questões de saúde sem sair de casa, tendo acesso a diversas especialidades a partir de um aplicativo ou site, transformou a rotina de milhões de beneficiários do GNDI. Em um momento de pandemia em que é recomendado que só se vá presencialmente ao médico em casos emergenciais, é até uma questão de segurança para muitas pessoas com comorbidades ou que se enquadram nos grupos de risco da Covid-19.
Mas, você sabe como – e quando – procurar pela telemedicina do GNDI? Abaixo, esclarecemos algumas dúvidas mais comuns em relação ao atendimento médico remoto.
1. Utilização de prescrições digitais
2. Como acessar a Telemedicina GNDI
3. Nem todas as prescrições são possíveis via Telemedicina
4. Os tipos de atendimento recomendados
Há quem tenha a dúvida: como utilizar uma prescrição feita digitalmente? De acordo com a Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, publicada em 20 de março de 2020, os médicos podem, no âmbito do atendimento por Telemedicina, emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.
A emissão de receitas e atestados médicos a distância é válida de forma on-line e por assinatura eletrônica, com certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.
O beneficiário do GNDI pode utilizar a prescrição recebendo por SMS ou e-mail, a qual terá um QR Code - é possível que a receita ou a prescrição sejam baixadas em formato de PDF para posterior impressão.
A grande maioria das farmácias aceita a prescrição digital: basta apresentar o QR Code para que a farmácia forneça o medicamento.
Ter acesso à plataforma de Telemedicina GNDI é fácil: basta acessar o aplicativo GNDI Easy ou a Área do Beneficiário, no Portal GNDI (www.gndi.com.br), e selecionar a opção Telemedicina. Após esse passo é necessário escolher entre Pronto Atendimento (Clínica Médica ou Psicologia) ou Agendar Consultas Eletivas. Caso opte pela Telemedicina Pronto Atendimento, basta esperar a sua vez de ser atendido pelo clínico geral. Agora, se agendou uma consulta médica, 15 minutos antes do horário marcado acesse a opção Minhas Consultas e, em seguida, clique na consulta agendada.
Quero atendimento na hora:
Quero agendar uma consulta on-line:
Medicações com notificação de receita azul (B1 ou B2), amarela (A) e resinoides ainda precisam de prescrição física. Portanto, por enquanto, ainda não é possível obtê-las via teleconsulta.
Consultas com hora marcada, de retorno e/ou acompanhamentos de doenças crônicas são excelentes para resolver de forma remota. O mesmo se aplica a dúvidas pontuais e troca de receitas.
Perda de consciência, dores no peito, traumatismo, sangramentos e suspeitas de fraturas são situações que exigem uma consulta presencial. Em qualquer um desses casos, a Telemedicina não é uma opção.
É muito simples e há diferentes formas: Área do Beneficiário, no Portal GNDI, e também pelo aplicativo GNDI Easy.
Quero cotar plano de saúde
Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com a colaboração de Paulo Yoo, Gerente Médico - Telemedicina e Inovação GNDI.
Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição