Home

Sinais de transtornos de comportamento na infância

Saúde e Bem-Estar

9 de Outubro de 2017

Sinais de transtornos de comportamento na infância

Saúde e Bem-Estar -

Cerca de 20% das crianças de todo mundo sofrem de transtornos de comportamento, que afetam a qualidade de vida delas, trazem impactos na família e na vida escolar, além de prejudicar o paciente na vida adulta.

Transtornos de comportamento na infância bastante comuns, como déficit de atenção, hiperatividade e dificuldades de interação social, nem sempre são facilmente identificados e tratados.

Ainda mais porque as crianças dificilmente têm a capacidade de expressar seus sentimentos de maneira clara e objetiva. Por isso, os pais devem procurar ajuda médica caso a criança apresente alguns dos sintomas que estão relacionados a seguir:

  • Mudanças de humor repentinas e sem razão aparente;
  • Sentimento de medo ou preocupação exacerbados;
  • Alterações drásticas de comportamento;
  • Perda súbita e inexplicável de peso;
  • Sintomas persistentes e inexplicáveis como dores de cabeça e de estômago;
  • Marcas de autoflagelo (como machucados, manchas de sangue ou cicatrizes que aparecem no corpo da criança sem um motivo aparente).

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quais os principais transtornos de comportamento na infância?

Os transtornos de comportamento na infância podem afetar diretamente o desenvolvimento da criança. Por isso, é fundamental avaliar se ele está acontecendo conforme o esperado para cada faixa etária. Se as reações que a criança deveria demonstrar a estímulos comuns não estiverem de acordo com a sua idade, é possível que ela esteja sofrendo transtornos de comportamento. Os principais são:

TDAH – o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um distúrbio neurobiológico de causas genéticas. Trata-se de um dos transtornos de comportamento na infância mais comuns e acompanha o paciente a vida toda. Entre os principais sintomas estão: impulsividade, inquietude e falta de atenção.

Autismo – mais comum entre meninos, em alguns níveis é caracterizado por um comportamento distante, aparentemente indiferente e isolado do mundo. Esse transtorno de comportamento pode ter consequências, como atrasos no desenvolvimento de uma forma geral.

Transtorno bipolar – trata-se de um transtorno de comportamento que começa na infância e dura a vida inteira. Mudanças bruscas e inexplicáveis no humor são o principal sintoma, fique atento.

Ansiedade – a criança normalmente mostra-se assustada e estressada sem razão aparente. Comportamentos repetidos de forma compulsiva também são sintomas.

Transtornos do comportamento disruptivo – são identificados por um padrão repetitivo e persistente de comportamento agressivo e desafiador, suficientemente grave para não ser confundido com as travessuras infantis.

Alguns transtornos de comportamento na infância são tratáveis com terapia ou mesmo medicamentos. Outros acompanharão o paciente durante a vida toda, mas também podem ser monitorados e ter seus efeitos atenuados, garantido uma boa qualidade de vida.

Na dúvida se seu filho está sofrendo um desses transtornos de comportamento, o melhor a fazer é procurar a ajuda do pediatra. Como a saúde mental infantil é um tema transversal a diferentes especialidades médicas, sociais e educacionais, é possível que ele encaminhe seu filho para alguns especialistas para, juntos, chegarem ao diagnóstico e indicar o melhor tratamento ou terapia.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...