O que a rouquidão pode indicar?

Saúde e Bem-Estar -

A rouquidão é uma alteração na voz que a deixa mais fraca ou diferente do normal . Ela está relacionada a distúrbios nas partes do corpo produtoras do som (pregas vocais) ou na caixa vocal (laringe) e pode indicar a presença de nódulos ou pólipos vocais, ou ser um sintoma da hemorragia vocal. É importante conhecer os sinais dessas complicações para saber quando procurar ajuda médica.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quais são as possíveis causas da rouquidão?

Laringite aguda - é a causa mais frequente da rouquidão. A laringite aguda é o inchaço das cordas vocais por causa de um resfriado comum ou infecção respiratória.

Uso indevido da voz - forçar a voz em situações barulhentas ou falar por muito tempo em um tom diferente do seu também pode causar essa alteração.

Hemorragia vocal - é quando um dos vasos sanguíneos na superfície das pregas vocais se rompe e os tecidos se enchem de sangue. Um sinal desse tipo de hemorragia é você perder a voz logo após gritar alto.

O refluxo gastroesofágico e o refluxo laringofaríngeo - o primeiro ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago não se fecha da forma correta e o conteúdo do estômago volta para o esôfago. O segundo acontece quando o conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago ao invés de seguir seu caminho natural para o duodeno.

Nódulos vocais e pólipos vocais - os nódulos são protuberâncias parecidas com calos que crescem nas pregas vocais e que podem aparecer quando você força a voz por muito tempo. Já os pólipos, eles podem ter diversas formas e também são causados por abusos vocais. Diferente dos nódulos, que tem o a superfície dura, os pólipos são mais maleáveis, como bolhas. Além da rouquidão, a sensação de dor na garganta e nos ouvidos e a fadiga da voz também são sinais de pólipos e nódulos.

Fumo e doenças neurológicas que afetam a respiração - são outras causas possíveis para a rouquidão

Quando consultar um médico por causa da rouquidão?
Você deve procurar um médico se estiver rouco por mais de três semanas e não estiver resfriado ou gripado, se estiver tossindo sangue, com dificuldades para engolir ou sentindo um nódulo no pescoço.
Responsável pelo Conteúdo:

Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica