Home

Hábitos que aumentam o risco de Diabetes Tipo 2

Saúde e Bem-Estar

2 de Agosto de 2024

Mulher medindo o nível de glicose no sangue

O que é diabetes tipo 2?


Diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta como o corpo processa a glicose. Nessa condição, o corpo desenvolve resistência à insulina ou não produz insulina suficiente, o que resulta em altos níveis de açúcar no sangue. 

Os sintomas podem variar e, se não controlada, pode levar a complicações graves. 

Hábitos que contribuem para o risco de Diabetes Tipo 2

Alguns comportamentos, muitas vezes relacionados ao estilo de vida, podem contribuir significativamente para o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Compreenda melhor quais os fatores de risco e saiba como prevenir ou gerenciar essa condição de saúde por meio de mudanças no estilo de vida e escolhas mais saudáveis. 

Consumo de bebidas açucaradas

Beber muitos refrigerantes e sucos açucarados aumenta consideravelmente o risco de diabetes tipo 2. 

Essas bebidas contêm muito açúcar, que eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue e pode levar ao ganho de peso. O consumo excessivo dessas bebidas sobrecarrega o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, levando a condição. 

Sono ruim

A qualidade do seu sono é importante para a saúde geral do seu corpo. Dormir mal com frequência ou ter um sono interrompido pode afetar o metabolismo do corpo e a forma como ele processa a glicose, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Falta de exercícios físicos

A atividade física potencializa a ação da insulina, hormônio que controla a quantidade de açúcar no sangue. Por outro lado, o sedentarismo, favorece o acúmulo de gordura corporal e pode levar à resistência à insulina. 

Esta condição ocorre quando o corpo não responde adequadamente à insulina produzida, resultando em altos níveis de açúcar no sangue que é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Tabagismo

Fumar aumenta a inflamação no corpo e também pode levar à resistência à insulina. Além disso, os produtos químicos presentes no cigarro podem danificar células do pâncreas, que são responsáveis pela produção de insulina. 

A capacidade do pâncreas de produzir insulina pode ser diminuída como resultado disso, levando ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e ao eventual desenvolvimento da condição. Portanto, parar de fumar é uma medida importante para prevenir ou controlar o diabetes tipo 2.

Exagerar na ingestão de alimentos ricos em gordura

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, especialmente as gorduras saturadas e trans, é um dos principais fatores de risco para a condição. Esses alimentos levam ao ganho de peso e à obesidade. 

Dietas ricas em gordura causam resistência à insulina, logo, manter uma alimentação equilibrada e saudável contribui com a prevenção e o gerenciamento do problema. 

Hoje somos a operadora com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos de saúde e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade.

Soluções para você, sua empresa ou familia

Quero cotar um plano de saúde