Reajustes de preço nos planos de saúde - Hapvida NotreDame

Como funcionam os reajustes de preço nos planos de saúde?
Como é calculado o reajuste anual dos planos de saúde?
O cálculo de reajuste é realizado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que se baseia em diversos fatores. Para planos individuais e familiares, a ANS vem utilizando a mesma metodologia, desde 2019, que combina a variação das despesas dos planos dos anos anteriores e o índice de preço ao consumidor amplo (IPCA), assim chegando em um reajuste que pode ser tanto positivo quanto negativo.Planos empresariais são calculados de outra forma, já que existe uma negociação entre a operadora e a empresa contratante.
Quais são os critérios adotados pela ANS para definir os índices de reajuste?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), toma como critérios para definir os índices de reajustes, tanto a metodologia de cálculo das despesas dos planos nos últimos dois anos, quanto a inflação dos serviços/insumos de saúde e a utilização de novas tecnologias para o avanço nos processos e procedimentos.Qual é a diferença entre reajuste por faixa etária e reajuste anual?
O reajuste anual é feito de ano em ano, com o intuito de corrigir os valores para que se adequem com as necessidades dos beneficiários aos custos dos planos de saúde.No caso do reajuste por faixa etária, a necessidade de estar mais atento à saúde devido ao envelhecimento cresce, o que aumenta também a procura por mais serviços. Então para se equiparar às necessidades, esse reajuste acontece para se adequar ao valor e necessidade de utilização.
Os planos coletivos e individuais têm a mesma metodologia de reajuste?
Não. Os planos individuais e familiares seguem a metodologia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define os critérios e métodos, além do teto do reajuste.Já os planos coletivos empresariais, seguem a metodologia de negociação entre a própria operadora e a empresa contratante.
Por que os reajustes de planos coletivos costumam ser diferentes dos individuais?
A principal diferença nesses casos está ligada à facilidade de negociação desse tipo de plano, já que o custo será mais alto. As operadoras optam tanto por negociações diretas, quanto por reajuste em contrato, quando se trata de reajustes com empresas.É possível negociar o reajuste com a operadora do plano de saúde?
No caso de planos individuais, esse reajuste é implementado diretamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Porém, assim como os planos empresariais, é possível entrar em contato direto com a operadora e renegociar.Vale ter em mente que para fazer sua negociação, você deverá entrar em contato com a operadora durante os 3 primeiros meses do ano, para verificar a possibilidade.
Há um teto máximo para o reajuste anual dos planos?
Atualmente, o teto máximo imposto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é 9,63% para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados. Esse teto é válido para os anos de 2023 e 2024.Quais são os principais fatores que influenciam os reajustes dos planos de saúde?
O reajuste dos planos de saúde são influenciados por fatores como sinistralidade, frequência de utilização do plano, preço/custo de insumos de saúde e custo com tecnologia.Todas essas questões impactam diretamente no reajuste que é implementado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Os idosos podem ser mais impactados pelos reajustes por faixa etária?
Existe, sim, um impacto maior em idosos pelo reajuste por faixa etária, já que este está ligado à alta demanda de busca por assistência médica com o passar dos anos. Mas tenha em mente que o reajuste em si é proibido aos consumidores com mais de 60 anos, desde que eles participem do plano por mais de dez anos.É possível mudar de plano de saúde para evitar um reajuste elevado?
Mudar de plano de saúde é uma possibilidade. Porém com a mudança você acaba perdendo alguns benefícios e coberturas. Em muitos dos casos, não compensa reduzir o plano devido aos reajustes por causa das perdas em procedimentos e serviços.Como é possível acompanhar os índices de reajuste autorizados pela ANS?
Para acompanhar os índices de reajustes, é necessário acessar o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Durante o ano de 2023 e 2024, o índice permanecerá o mesmo e sem alteração.Os reajustes podem variar entre diferentes estados ou regiões do Brasil?
Não há variação entre estados ou regiões. Todo reajuste é definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que irá cobrir de maneira geral todos os estados do Brasil.Com todas essas informações, ficou ainda mais fácil escolher um plano de saúde que cuide de você com todo o cuidado necessário. Confira nossos planos aqui e escolha o melhor para você!
Soluções para você, sua empresa ou familia
Explore mais categorias
Erro ao incluir fragmento
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...
Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição