Quais são os Tratamentos da Asma?
O tratamento da asma é multidisciplinar e envolve tanto o uso de medicamentos quanto mudanças no estilo de vida. Os medicamentos são usados para controlar os sintomas diários e tratar ataques agudos quando ocorrem.
O tratamento pode envolver desde corticosteroides inalados e beta-agonistas até medicamentos mais específicos como imunoterapias ou tratamentos biológicos.
Ter um médico para desenvolver um plano de ação personalizado é uma estratégia eficaz para controlar a asma. Para contar com os melhores profissionais, conte com os planos de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça já a sua cotação!
Entendendo a Asma
A asma é uma doença crônica do sistema respiratório que afeta grande número de pessoas pelo mundo.
Essa condição se manifesta através da inflamação e constrição das vias aéreas, levando a sintomas como dificuldade para respirar, ruídos ao expirar, tosse persistente e sensação de pressão no peito.
O que é Asma e Como Ela Afeta o Corpo?
Esta condição crônica afeta os pulmões, tornando-os inflamados e sensíveis. Isso leva ao estreitamento das vias aéreas e à produção excessiva de muco, que dificulta a respiração.
Os sintomas mais comuns são falta de ar, tosse constante e uma sensação de aperto no peito.
Quais São os Tratamentos da Asma?
O tratamento da asma é baseado numa abordagem multidisciplinar que visa controlar os sintomas e prevenir ataques. Geralmente envolve o uso de medicamentos usados diariamente para controle a longo prazo ou conforme indicado pelo médico para alívio rápido dos sintomas.
Além disso, o tratamento também pode incluir estratégias para evitar gatilhos da asma, como certos alérgenos ou irritantes.
Apesar de não haver cura, a asma pode ser gerenciada com medicamentos e mudanças no estilo de vida, como as citadas anteriormente.
Tratamentos Medicamentosos para Asma
Há uma grande variedade de medicamentos que ajudam a controlar os sintomas e prevenir crises.
Eles atuam de diferentes maneiras para aliviar a inflamação, relaxar as vias aéreas e reduzir a produção de muco.
Broncodilatadores de Curta Ação
Os broncodilatadores de curta ação atuam relaxando os músculos que circundam as vias aéreas, permitindo que elas se expandam e respiração seja mais fácil.
Esses medicamentos são comumente utilizados em situações de emergências ou antes de exercícios físicos para prevenir possíveis crises de asma.
Corticosteroides Inalatórios
Os corticosteroides inalatórios diminuem a inflamação e o inchaço nas vias aéreas, facilitando assim a respiração.
Geralmente, são administrados diariamente como parte de um regime de tratamento a longo prazo para a asma com o objetivo de prevenir crises.
Vale ressaltar que esses medicamentos podem não apresentar efeitos imediatos, podendo levar alguns dias para demonstrar sua eficácia.
Modificadores de Leucotrienos
Os modificadores de leucotrienos agem bloqueando certas substâncias químicas no organismo responsáveis pela inflamação das vias aéreas.
Esses medicamentos são utilizados como parte de um plano de tratamento a longo prazo para a asma. São úteis para pessoas que não obtiveram alívio suficiente com o uso de outras medicações.
Beta-Agonistas de Longa Duração
Os beta-agonistas de longa duração são medicamentos que relaxam os músculos ao redor das vias aéreas, o que facilita a respiração.
Normalmente, são utilizados em combinação com corticosteroides inalatórios como parte de um regime de tratamento contínuo para a asma. Esta combinação ajuda a controlar os sintomas da asma e a prevenir crises, especialmente durante a noite.
Terapias de Controle para Asma
Além dos medicamentos tradicionais, existem outras terapias usadas para controlar a asma.
São estratégias eficazes que visam tratar as causas subjacentes da asma ou são usadas quando os tratamentos convencionais não são suficientemente eficazes.
Imunoterapia (Alergia)
A imunoterapia é uma opção de tratamento para pessoas cuja asma é desencadeada por alergias.
Envolve a exposição gradual ao alérgeno em questão para ajudar o corpo a se acostumar com ele, reduzindo assim a resposta alérgica. Isso leva a uma redução nos sintomas da asma e a uma menor dependência de medicamentos.
Terapia Biológica para Asma Grave
Essa terapia é utilizada em pessoas com asma grave que não respondem bem aos tratamentos convencionais.
O tratamento usa medicamentos que atuam sobre o sistema imunológico para reduzir a inflamação nas vias aérea, o que ajuda a controlar os sintomas e prevenir crises de asma.
Tratamentos Não Medicamentosos para Asma
Além dos tratamentos medicamentosos, existem várias abordagens não medicamentosas que podem ajudar a gerenciar o problema.
Essas estratégias incluem tanto técnicas de respiração quanto exercícios físicos, que auxiliam no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida.
Técnicas de Respiração
Há técnicas de respiração que ajudam a controlar a respiração durante um ataque de asma e podem reduzir a dependência de medicamentos de alívio rápido.
Algumas técnicas comuns incluem a respiração diafragmática e a técnica do lábio franzido para melhorar a eficiência da respiração e aumentar o fluxo de ar.
Exercícios Físicos
Incluir uma atividade física na rotina é outra estratégia importante no controle da asma. O exercício pode fortalecer os músculos respiratórios, melhorar a função pulmonar e impulsionar o sistema imunológico.
Recomendamos escolher atividades físicas de acordo com seu nível de condicionamento e estado de saúde geral, sempre sob a orientação do seu médico.
Além disso, também é essencial que esses exercícios sejam realizados sob a supervisão de um profissional de educação física para garantir sua segura. E, claro, sempre tenha um plano de ação para a asma à mão em caso de emergência durante o exercício.
Gerenciamento do Ambiente para Controlar a Asma
O manejo da asma envolve várias estratégias, sendo uma delas o controle do ambiente. Isso implica em adaptar o espaço de vida para minimizar a exposição a gatilhos da asma.
Essas ações ajudam a limitar a exposição a gatilhos potenciais, contribuindo para a redução da frequência e intensidade dos ataques de asma.
Evitar Fatores Desencadeantes da Asma
Os fatores desencadeantes variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem alérgenos como pólen e poeira, irritantes como fumaça de cigarro e poluição do ar, e até mesmo certos alimentos ou medicamentos.
Compreender e buscar formas de evitar esses gatilhos ajudar a prevenir ataques de asma e melhorar a qualidade de vida.
Planejamento de Ação para Asma
Desenvolvido em parceria com o médico, este plano detalha quais medicamentos devem ser tomados, quando será necessário recorrer às medicações e quais medidas tomar durante um ataque de asma.
O plano também orienta sobre a identificação de sinais de um ataque e quando é preciso buscar por buscar assistência médica.
Monitoramento Regular e Plano de Ação para Asma
O monitoramento constante da asma e a revisão periódica do plano de ação são importantes para manter a doença controlada.
Isso pode incluir o uso de um medidor de fluxo de pico para acompanhar a função pulmonar e visitas regulares ao médico para avaliar a eficácia do tratamento atual.
Conforme as circunstâncias mudam, o plano de ação deve ser ajustado para garantir que continua a atender às necessidades do paciente.
Consulte um Profissional de Saúde
Se você notar qualquer sintoma que possa estar relacionado à asma, recomendamos que procure a orientação de um profissional de saúde.
Eles podem realizar um diagnóstico preciso, avaliando os sintomas em relação ao seu histórico médico e possíveis gatilhos ambientais
Com base nessa avaliação, é desenvolvido um plano de tratamento individualizado, considerando a gravidade da sua condição e suas necessidades de saúde.
Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...