Home

Consequências do uso de drogas no organismo

Saúde e Bem-Estar

14 de Junho de 2017

Consequências do uso de drogas no organismo

Saúde e Bem-Estar -

O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.

As drogas ilícitas causam diferentes efeitos, que também podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, as principais consequências do uso de algumas drogas no organismo são:

Maconha – distorce os sentidos e a percepção do tempo e pode causar confusão mental, paranoia, pânico, agitação e alucinações. As possíveis consequências do uso de drogas, nesse caso, são a perda de memória e da habilidade de processar informações complexas, irritação no sistema respiratório e desenvolvimento do câncer de pulmão.

Cocaína – pode causar a sensação de alerta e euforia ou de isolamento, ansiedade e pânico. As consequências do uso prolongado da droga são diminuição do sono, do cansaço e do apetite, alteração nos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da temperatura. Quando usada em excesso, geralmente de forma injetável, pode causar overdose e morte.

Crack – é uma droga proveniente da cocaína que causa agitação e euforia e, logo em seguida, depressão. As principais consequências do uso de drogas, nesse caso, são perda de apetite, desnutrição, insônia, rachaduras nos lábios e gengivas, tosse, problemas respiratórios e cardíacos e sensação de perseguição.

Ecstasy – o efeito da droga é mudança na percepção de sons e imagens. Também causa aumento da temperatura corporal, desidratação, esgotamento físico e, em alguns casos, morte súbita. O uso contínuo pode causar ansiedade, medo, pânico e delírios.

Solventes ou inalantes – o efeito inicial da droga é euforia, mas, por poucos minutos. Entre as consequências do uso prolongado da droga estão: danos aos fígados e rins, perda de peso, ferimentos no nariz e na boca ou, ainda, a morte súbita por inalação de solvente, morte por falência cardíaca, ou morte por sufocamento.

 

 

 

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Consequências do uso de drogas lícitas

Álcool – pode agir como estimulante, deixando a pessoa desinibida e eufórica, mas, conforme a quantidade ingerida aumenta, a depressão, a diminuição da coordenação motora, dos reflexos e o sono podem aparecer. As consequências do uso prolongado da droga é o alcoolismo, a cirrose, o câncer no fígado e danos ao cérebro.

Tabaco – no caso do cigarro, quando usado por muito tempo, pode causar câncer de pulmão, de faringe, de boca, além de problemas cardíacos, circulatórios e pulmonares.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...