Home

Principais dúvidas sobre pediatras

Outros

22 de Dezembro de 2023

Uma mulher ao lado da outra, com uma delas segurando o bebê e a outra olhando para ele

Onde posso encontrar uma lista confiável de pediatras na minha área?

Para encontrar um pediatra de confiança na sua região, optamos sempre por orientar os pais a buscarem recomendações de familiares ou amigos. Por estarem próximos a você, vão conseguir falar melhor sobre os profissionais.

Outra opção recomendada, é fazer uma busca na internet. Por meio de uma pesquisa simples no Google, você será direcionado para os melhores pediatras da sua região. 

Lembre-se, antes de “fechar” com o pediatra, procure realizar uma entrevista com ele ou ela, buscando saber como funciona o consultório e como eles lidam com diversas situações. Sempre busque o profissional que vai suprir as suas necessidades.
 

Existem associações ou organizações profissionais de pediatria que possam fornecer recomendações?

O mais próximo que pode chegar das associações e organizações, é a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma instituição que defende os interesses dos médicos de crianças e adolescentes, dos seus pacientes e famílias. 

Mesmo não sendo um sistema de recomendações, por meio deles, você é conectado a eventos de sua região e estado, onde consegue buscar informações sobre profissionais. Além disso, o site traz diversas informações sobre essa especialidade.
 

Quais qualificações e certificações devo procurar em um pediatra?

Nesse ponto, é muito importante além de você buscar as qualificações e certificações, buscar um profissional que supre também as suas necessidades. Sempre busque um profissional que seja qualificado para tratar da sua necessidade, seja ela específica ou não. 

Além da formação do profissional na área, a certificação no site do CFM (Conselho Federal de Medicina) e o número do RQE (Registro de Qualificação de Especialista), confirmam a certificação de que o profissional está apto para prestar o serviço. 

No próprio site do Conselho Federal de Medicina você consegue fazer essa busca. Referente às qualificações, você terá que buscar por meio de recomendações, tanto daqueles que já usufruíram dos serviços, como os feedbacks e avaliações.
 

Como posso saber se um pediatra tem uma licença médica válida?

Para saber esse tipo de informação, o site do Conselho Federal de Medicina disponibiliza um sistema de consulta. Lá você pode verificar tanto se o especialista em si está cadastrado, qual é a sua situação e também a sua especialidade.
 

O pediatra que estou considerando tem alguma subespecialidade, como cardiologia pediátrica ou endocrinologia pediátrica?

Pode ser que sim, pode ser que não. Os profissionais da área podem buscar novas especificações para atender nichos específicos. Então esse tipo de subespecialidade, vai variar de acordo com o profissional mesmo.

Vale confirmar a informação logo em seu primeiro contato com o especialista.
 

É possível encontrar pediatras que se concentrem em cuidados holísticos ou alternativos?

Sim. É necessário efetuar primeiro uma busca e recomendações para esses cuidados específicos. Busque recomendações de conhecidos ou em sites, e certifique-se de que o profissional selecionado tem as especialidades entrando em contato com o consultório.
 

Como posso saber sobre a experiência clínica do pediatra e os anos de prática?

Para buscar dados sobre os anos de prática e de profissionais, o site do Conselho Federal de Medicina disponibiliza as informações de inscrição no sistema e validação do CFM. Para saber de experiência, será necessário sondar o profissional e buscar mais informações sobre o seu trabalho.
 

Qual é a melhor maneira de pedir referências ou depoimentos sobre um pediatra específico?

Você pode pedir referências e depoimentos para aqueles que já usufruíram dos serviços do profissional. Caso não seja parente ou amigo, você pode procurar na internet ou em redes sociais, pessoas que já tiveram algum tipo de atendimento com o pediatra.
 

O consultório do pediatra é acessível e tem instalações adequadas para crianças?

Isso também será uma opção para avaliar nos consultórios que visitar. Sempre busque ver se o local é adequado para as necessidades do seu filho e para as crianças no geral. 
 

O pediatra atende pacientes com necessidades especiais ou condições médicas específicas?

Em muitos casos sim! Porém é necessário contatar o profissional e buscar saber o que ele atende, quais são as suas especificações e como ele lida com a sua necessidade ou condição específica.

Essa busca pode também ser feita já na parte de buscar recomendações, já que caso seja algo específico, o nicho de profissionais pode diminuir e facilitar a busca.

Qual é a abordagem do pediatra em relação à vacinação?

A Sociedade Brasileira de Pediatria é uma instituição voltada aos profissionais que apoiam diretamente a vacinação de crianças e adolescentes. Diante desse fato e até mesmo das notícias que saem sobre o mundo da pediatria, acreditamos que todos os profissionais prezam pela vacinação no calendário infantil. 

Porém, é de extrema importância que haja esse questionamento para o pediatra, seja no momento da consulta ou da pesquisa.
 

Posso agendar uma consulta inicial ou entrevista com o pediatra antes de me comprometer com o atendimento regular?

Sim! É de extrema importância que isso aconteça. Nesse caso, será necessário entrar em contato com o profissional ou clínica/consultório e agendar uma visita. Além de conhecer a instalação e o local, você pode fazer perguntas e sondar o profissional, para saber tanto de valores, quanto se ele consegue suprir a sua necessidade.
 

Quais hospitais o pediatra está afiliado?

Para verificar essa informação, você pode buscar essa informação entrando em contato com o hospital, ou perguntar diretamente para o profissional.
 

Como são tratadas as situações de emergência ou urgência?

Esse tipo de situação irá variar de acordo com o pediatra e o consultório. Já que em alguns casos, o atendimento funciona em horários específicos. Porém caso haja uma urgência, entre em contato com o profissional e procure um hospital mais próximo.
 

O pediatra oferece serviços de telemedicina ou consultas virtuais?

Devido ao avanço da tecnologia, as consultas virtuais e telemedicina chegaram também à pediatria. Em alguns casos, essa opção existe, porém é necessário primeiro verificar qual é a sua necessidade. Caso seja algo simples, a consulta virtual pode suprir, porém se for algo mais agravante, é necessário levar ao especialista de forma presencial.
 

Quais planos de saúde são aceitos pelo consultório do pediatra?

A pediatria é mais “comum” entre os planos de saúde. Porém sempre é bom confirmar diretamente com a operadora ou com o profissional sobre a cobertura que ele aceita ou que o plano cobre, além de buscar informações de como funcionam as consultas, se há taxas ou algum custo para não ser pego de surpresa.
 

Há algum custo adicional ou taxas ocultas que devo estar ciente?

Para saber se há algum custo, será necessário confirmar com o pediatra sobre possíveis taxas. Cremos que será passada da melhor maneira possível os valores que podem variar de acordo com o profissional.
 

O pediatra tem uma equipe de apoio, como enfermeiros ou assistentes?

Sim! Na maioria dos casos, todo profissional de pediatria conta com uma equipe, seja ela grande ou reduzida, devido às circunstâncias. Em casos de consultórios e clínicas, pode ser maior devido às demandas, assim como em hospitais.
 

Qual é a política do consultório em relação ao cancelamento ou reagendamento de consultas?

Cada pediatra vai estabelecer como funciona a sua política de reagendamento e cancelamento. Nesse caso, será necessário consultá-lo para saber como funciona esse processo. Ressaltamos que é de extrema importância avisar com antecedência sobre o cancelamento e reagendamento, para que outros pacientes possam ser encaixados no horário.
 

O consultório possui horários flexíveis que se adequam às minhas necessidades?

Será necessário confirmar os horários de atendimento do profissional. Alguns atendem meio período, outros fazem plantão de madrugada para casos de emergência. Os horários vão variar de cada profissional.
 

Como posso saber se o ambiente do consultório é amigável e acolhedor para crianças?

Nesse caso, será necessário visitar e conhecer o lugar. Fotos e vídeos podem trazer uma sensação diferente de estar lá de fato. Então, para saber se o lugar é amigável e acolhedor, faça uma visita.
 

O pediatra mantém-se atualizado com as mais recentes práticas e pesquisas em pediatria?

Isso é uma prática que deve ser feita por cada profissional. Todos os dias, novas pesquisas, certificações e informações aparecem, então para não ficar para trás, é necessário se atualizar e buscar sempre mais informação para tratar todos os assuntos relacionados à área da melhor forma. 

Porém, não podemos responder pelos profissionais, mas, caso realize uma visita ao consultório, é bom perguntar sobre essa prática.
 

Como o pediatra aborda a continuidade do cuidado?

Cada profissional aborda da sua maneira, de forma específica. Porém, de forma geral, todos acompanham bem de perto todo o cuidado com a criança, sempre dispostos a ajudar no que for preciso com o cuidado.

Além disso, a maioria deles disponibiliza o contato pessoal para que quando houver a necessidade, você consiga contatá-lo o mais rápido possível. 
 

É possível obter uma segunda opinião ou referência para outro especialista através do pediatra?

Sim. Isso pode acontecer devido a por exemplo, o pediatra atual não ter especialidade em outro tipo de cuidado ou situação. Nesse caso, ele pode indicar outro profissional para que o tratamento seja iniciado.
 

O pediatra tem experiência em lidar com questões de saúde mental em crianças?

Para lidar com esse tipo de situação, é necessário que o mesmo tenha especialidades na área, porém não é algo comum entre os profissionais. Na melhor das hipóteses, você será orientada a levar o seu filho(a), em um profissional dedicado a questões de saúde mental, e estes podem ser especializados no atendimento de crianças.
 

Como posso saber se o pediatra está aberto à colaboração e ao envolvimento dos pais nas decisões de tratamento?

Isso será mostrado durante as conversas com o próprio pediatra. Nenhuma cirurgia ou direção para tratamento fora do adequado, será dado pelo profissional sem o consentimento dos pais. Portanto, o pediatra deve sempre comunicar os familiares antes de tomar qualquer iniciativa ou direção, seja no tratamento ou no cuidado.
 

O pediatra fornece recursos educativos ou materiais de apoio para os pais?

Caso seja necessário, ou os pais peçam, acreditamos que ele fornecerá dicas de livros, vídeos e podcast que irão introduzir mais os pais a determinado assunto.
 

Quão acessível é o pediatra entre as consultas?

Essa acessibilidade por parte dos pediatras vai variar de acordo com o número de consultas e durante o dia, semana, mês. Então, será necessário sempre procurar o profissional com antecedência, caso necessite de alguma mudança ou prioridade.
 

O pediatra tem alguma restrição ou preferência em relação à idade dos pacientes que atende?

Todo profissional atende somente crianças e adolescentes até os 13 anos de idade. A partir dos 14, o atendimento é com os médicos em geral. Essa “restrição” é para priorizar quem está dentro desse período de idade.
 

Como são tratados os registros médicos e a privacidade do paciente no consultório?

É de extrema importância que todos os dados sejam guardados para que sejam avaliados e até mesmo usados como base para os próximos atendimentos.

Devido ao avanço da tecnologia, tem se tornado muito comum o recebimento de informações por e-mail e WhatsApp, ou em aplicativos, sobre a consulta, para que haja o registro em um lugar a mais do que o próprio consultório.

Converse com a recepção do consultório para entender melhor a questão.
 

O pediatra tem uma abordagem mais preventiva ou intervencionista? 

Mais preventiva, devido ao público que ele recebe. É necessário ter esse estilo de atendimento para chegar a uma solução, já que muitas crianças têm medo de ir ao médico.
 

Existem facilidades como estacionamento ou transporte público perto do consultório?

Nesse caso em específico, será necessário buscar esse tipo de informação, seja com o próprio profissional, visitando o local ou buscando informações na internet sobre a mobilidade no endereço.
 

Como são tratados casos de alergias ou intolerâncias alimentares?

Se a criança sofre com essas questões, essa pergunta deve estar entre as primeiras a fazer ao profissional no momento da seleção. O médico vai explicar seus métodos de maneira didática, e você poderá fazer uma escolha mais assertiva.
 

O pediatra trabalha em conjunto com outros especialistas ou terapeutas?

Pode ser que sim, pode ser que não. O trabalho em conjunto pode e facilita demais outros tipos de diagnósticos, além de ajudar na recomendação de especialistas de áreas diferentes. Porém, não é uma regra estabelecida.
 

O consultório usa tecnologia moderna ou equipamentos atualizados?

Com o avanço da tecnologia, muitos consultórios passaram a utilizar tecnologia de ponta para ajudar no diagnóstico e na prevenção de doenças. Mas também devido aos preços, em alguns casos os equipamentos não são totalmente modernos, mas são equipamentos que também exercem funções que ajudam nos processos da consulta e tratamento. Busque a informação logo no primeiro atendimento.
 

Quanto tempo em média leva para conseguir uma consulta?

Isso vai depender da agenda do pediatra. Caso a agenda esteja mais livre, acreditamos que as consultas serão marcadas o mais rápido possível. Porém, caso a agenda do profissional seja mais “concorrida”, as consultas podem não serem marcadas na mesma hora solicitada, mas será marcada para o horário e dia que estiver com uma disponibilidade.
 

O pediatra tem experiência em tratar crianças com históricos médicos complexos?

Sim, porém isso também vai levar em conta alguns quesitos, como: tempo de experiência, especialização, qualificações e por aí vai. Todo tipo de caso pode ser tratado, porém isso vai demandar que o pediatra saiba como proceder nessas situações.
 

Quais são os protocolos do consultório em relação à COVID-19 ou outras preocupações de saúde pública?

Os protocolos seguidos são os mesmos que foram e são orientados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), porém em caso de vacinação, o pediatra pode indicar e o processo ficará à escolha dos pais.

Com a maior rede de saúde integrada da América Latina, você conta com um jeito único de cuidar de si. Conheça nossos planos de saúde e tenha o atendimento vindo dos melhores profissionais da área.
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Erro ao incluir fragmento

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...

Quero cotar um plano de saúde