Pólipos intestinais são pequenos aglomerados de células que podem se formar dentro do intestino. Na maioria dos casos, são inofensivos. Mas, ao longo do tempo, alguns deles podem se transformar em câncer colorretal. Por isso, é muito importante saber o que fazer para prevenir o surgimento de pólipos o intestino, bem como tratá-los.
Qualquer pessoa pode desenvolver pólipos intestinais. Mas o seu risco é maior se você tem mais de 50 anos, está acima do peso, é fumante, tem alguma doença do intestino ou tem um familiar que já teve pólipos ou câncer colorretal. Se você está nessa faixa de risco deve fazer exames de rastreio regularmente, já que esse crescimento, em geral, não causa nenhum sintoma.
O teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia são alguns dos exames que podem ser solicitados pelo seu médico. Muitas vezes, os pólipos intestinais pode ser removidos durante a própria colonoscopia. Em outros casos, por conta de seu tamanho, necessitam de cirurgia. Quanto antes os pólipos forem removidos, menores as chances de que se transformem em câncer.
A retirada dos pólipos intestinais diminui em até 90% o aparecimento de câncer colorretal, segundo um estudo feito nos Estados Unidos. Por isso, é uma estratégia de saúde muito importante prevenir, detectar e tratar os pólipos.