Quais os riscos da dengue durante a gravidez?
A dengue pode ser perigosa para qualquer pessoa, mas ela apresenta mais riscos para mulheres grávidas e seus bebês. Por isso, gestantes devem redobrar os cuidados já que estão em um grupo de risco.
Estudos mostram que a dengue durante a gravidez pode aumentar o risco de complicações obstétricas, como parto prematuro, baixo peso ao nascer ou até mesmo aborto espontâneo.
Existe algum sintoma diferente nesse caso?
Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e erupção cutânea. A intensidade desses sintomas pode variar de pessoa para pessoa.
O que é diferente na gravidez é o potencial para complicações mais graves. Mulheres grávidas com dengue têm maior risco de desenvolver formas graves da doença como, por exemplo, a dengue hemorrágica.
Quais as possíveis complicações para o bebê?
A dengue no período gestacional pode trazer riscos significativos para o bebê. Alguns estudos sugerem que contrair dengue durante a gravidez pode aumentar o risco do bebê nascer com problemas neurológicos, se a dengue for contraída no primeiro trimestre da gestação. Além do risco de parto prematuro e aborto espontâneo, em casos mais graves.
Por isso, esteja sempre pronto para situações emergenciais, contrate um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!
Como redobrar o cuidado e evitar o contágio?
As gestantes devem adotar algumas medidas preventivas para reduzir o risco de contrair dengue, são elas:
• Usar de repelentes aprovados pela ANVISA e adequados para gestantes;
• Vestir roupas de mangas longas, calças e tudo que for mais fechado;
• Evitar áreas com alta incidência de dengue, especialmente durante surtos;
• Eliminar criadouros de mosquitos, esvaziando e vedando tudo que possa acumular água;
• Manter as janelas fechadas e se possível, instalar telas nas janelas para impedir a entrada de mosquitos.
Além disso, é importante que as futuras mamães mantenham suas consultas pré-natais regulares. Pois estas visitas permitem que os profissionais de saúde acompanhem de perto a saúde da mãe e do bebê, fornecendo orientações adequadas e intervenção precoce se necessário.
Recomendamos que ao primeiro sinal de sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça e dores no corpo, a gestante procure atendimento médico imediatamente.
A Hapvida NotreDame Intermédica oferece a maior rede de médicos do país, com cobertura nacional e diversas especialidades médicas com profissionais renomados. Conte com nossos planos flexíveis e de ótimo custo-benefício para garantir seu acesso a cuidado de qualidade com um acolhimento único.