O que faz um ortodontista?
O ortodontista é o profissional responsável por tratar a posição dos dentes e ossos maxilares. Para isso, o ortodontista conta com ferramentas como os aparelhos móveis e/ou fixos, a depender da necessidade de cada paciente.
A correção dessas alterações é fundamental para garantir uma
higiene completa da boca e, consequentemente, reduzir riscos de surgimento de cáries. Além disso, o alinhamento dentário correto também previne problemas causados pela sobrecarga dos músculos mastigatórios, como dores de cabeça, disfunção de ATM, etc.
Ortodontia Preventiva
O objetivo da ortodontia preventiva é, justamente, prevenir o surgimento de problemas a partir do posicionamento dos dentes. A ideia é evitar maiores complicações e a necessidade de tratamentos mais complexos.
Ortodontia Interceptativa
No caso da ortodontia interceptativa, a ideia é atuar em problemas já existentes e garantir ao paciente uma oclusão normal de volta.
Ortodontia Corretiva
Por fim, a ortodontia corretiva foca na correção de problemas também já existentes ou em desenvolvimento, através do uso de aparelhos ortodônticos, sejam eles fixos e/ou removíveis, a depender do caso do paciente.
Sentiu que precisa de alguns dos profissionais citados acima para cuidar do seu sorriso? Peça uma cotação agora e tenha acesso aos melhores profissionais e hospitais com os
planos de saúde e
odontológicos da NotreDame Intermédica, sempre prontos para fornecer excelência.
Qual é a diferença entre dentista, ortodontista e periodontia?
Os três profissionais atuam na saúde bucal, mas de formas variadas. O dentista atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e problemas bucais de maneira geral, e pode contar com a ajuda de outros profissionais.
Enquanto isso, o ortodontista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e ossos maxilares. Já o periodontista atua com as chamadas doenças periodontais, que atingem gengivas e ossos que sustentam os dentes.
Quais os principais tratamentos da ortodontia?
Entre os principais tratamentos da ortodontia, podemos destacar os aparelhos em seus variados formatos: fixos, móveis e linguais. Os aparelhos fixos são muito comuns, feitos de metal ou cerâmica, e são colocados nos dentes com brackets e fios ortodônticos.
Já os aparelhos móveis, como sugere o nome, podem ser removidos pelo paciente. Esse tipo de aparelho é usado em casos mais leves ou de tratamento mais curto. Por fim, os aparelhos linguísticos são colocados na parte interna dos dentes, e são recomendados para um tratamento mais discreto.