Por que as varizes surgem e como tratar?
Saúde e Bem-Estar -
Varizes são veias dilatas e tortuosas que, na maior parte dos casos, aparecem na região das coxas, pernas e pés de mulheres na faixa dos 30 a 50 anos de idade. Mesmo com menor incidência, os homens também podem ter varizes.
Não é difícil identificar as varizes, pois as veias se tornam grossas – com cerca de 3 mm de diâmetro – e ficam com aspecto arroxeado sob a pele. É comum confundi-las com “vasinhos” ou derrames, que são mais finos e medem cerca de 1 mm de espessura.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Na circulação sanguínea, as veias direcionam o sangue para cima por meio de válvulas venosas, que se abrem para o sangue passar e se fecham ele não retornar. Essa atividade é facilitada quando a pessoa está deitada ou com as pernas elevadas.
Com o passar do tempo, alguns fatores podem interferir no bom funcionamento das válvulas venosas, fazendo com que percam elasticidade, tenham dilatação e não se fechem adequadamente. Com isso, o sangue fica parado dentro das veias, provocando mais dilatação e dando origem às varizes.
As varizes podem ou não apresentar sintomatologia e, na maioria das vezes, a pessoa procura tratamento por uma questão estética. Os principais sintomas para identificar essa condição são:
- Presença de veias azuladas e muito visíveis sob a pele;
- Sensação de pernas cansadas e pesadas;
- Presença de grupos de vasos avermelhados finos;
- Queimação nas pernas e planta dos pés;
- Inchaço nos tornozelos ao final do dia;
- Prurido ou coceira;
- Dormência e câimbras;
- Mudança de coloração da pele das pernas e pés ou muito ressecamento.
Se não tratadas da forma correta, as varizes podem acarretar complicações como hemorragia, úlcera, eczema, dermatite, escurecimento da pele e trombose.
O principal fator relacionado ao surgimento de varizes é a hereditariedade. No entanto, essa condição também está associada a:
- Idade (costumam aparecer a partir dos 30 anos);
- Sexo: com maior ocorrência em mulheres;
- Histórico familiar;
- Longas horas em pé ou sentado;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Gravidez;
- Sedentarismo;
- Alterações hormonais.
Assim que perceber os sintomas, é importante consultar um médico. Para evitar esse problema, algumas medidas recomendadas são: uso de meias de compressão, evitar ficar muitas horas em pé ou sentado, evitar roupas apertadas, praticar exercícios físicos, elevar as pernas sempre que possível e controlar o peso.
O diagnóstico é realizado por meio de um exame de ultrassom vascular chamado eco-doppler, que mostra a estrutura e a localização das veias para orientar sobre o melhor tratamento.
A conduta médica varia de acordo com o caso, sendo indicado desde cirurgia até tratamento com radiofrequência e laser.
Uma pesquisa divulgada em abril de 2022 mostra que as cirurgias de varizes no Sistema Único de Saúde (SUS) diminuíram 69% ao longo de 2021. Essa redução aconteceu pela preocupação das pessoas em procurar um serviço de saúde durante a pandemia. Por isso, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) estuda realizar campanhas de conscientização e informação para que a população busque tratamento para as varizes, para evitar complicações mais severas.
Fonte: Portal Saúde e Bem-estar, Portal Minha Vida e Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...
Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição