O que é broncopatia?
A broncopatia é um termo usado para definir algumas doenças que afetam diretamente as vias aéreas do corpo humano. Essas vias conduzem o ar para os pulmões e devido a broncopatia, seja ela difusa, crônica e inflamatória, o paciente tem dificuldades para respirar, cansaço e outros problemas respiratórios.
Quais os principais sintomas da broncopatia?
Os principais sintomas da broncopatia envolvem tosse persistente, sendo seca ou com muco, falta de ar, chiado no peito e cansaço frequente.
Esses sintomas podem ser sentidos ao realizar movimentos simples, como se movimentar ou quando é realizada alguma atividade física.
O que pode causar a doença?
A broncopatia pode ser causada por diversos fatores que são desencadeados por vírus e bactérias. Esses fatores são:
Infecções Respiratórias: Infecções virais ou bacterianas que acabam levando o paciente a ter danos nas vias aéreas.
Exposição a ambientes: Este fator consiste em ter uma exposição elevada a fumaça de cigarro,
poluentes atmosféricos, poeira ou produtos químicos
Alergias: Reações alérgicas a substâncias específicas podem levar ao estreitamento das vias respiratórias, deixando o paciente com broncopatia.
Genética: Em alguns casos, fatores genéticos acabam desencadeando alguns distúrbios de broncopatia.
Como funciona seu tratamento?
O tratamento da broncopatia pode ser feito por meio de medicamentos, como antibióticos e inalação.
Em alguns casos, podem ser necessários outros tipos de tratamento, como terapia respiratória e cirurgia. Também é aconselhado que o paciente mude seu estilo de vida, evitando ficar exposto a situações que podem agravar a sua doença.
Cada estilo de tratamento será orientado conforme avaliação médica, já que a broncopatia é definida em três “níveis”, sendo eles: crônica, inflamatória ou difusa.
Para cuidar dessa e de diferentes doenças, ter um tratamento único e especial para você e seus familiares, que tal adquirir um
plano de saúde da NotreDame Intermédica? Faça sua cotação agora!
Broncopatia Crônica
A broncopatia crônica é uma condição da doença que afeta, na maioria dos casos, pessoas que fumam cigarro ou que acabam tendo uma exposição elevada a substâncias irritantes. Por ser crônica, a broncopatia causa tosses persistentes de até 3 meses que podem durar até dois anos.
Broncopatia Inflamatória
Outra forma da broncopatia é a inflamatória, que é caracterizada pela inflamação nas vias aéreas. Essa doença é viral e pode durar até 2 semanas e pode ser causada por asma, tabagismo ou pneumonia.
Broncopatia Difusa
A broncopatia difusa é uma condição onde há envolvimento generalizado e difuso dos brônquios, em que ocorrem alterações difusas nas vias aéreas. A sua causa também está relacionada à asma, tabagismo e pneumonia, porém diferente da inflamatória, ela é mais grave, já que sua inflamação é generalizada.