Para que serve o exame do cotonete na gravidez?
Entre os vários exames realizados durante o pré-natal, o exame do cotonete se destaca por sua importância na proteção da saúde tanto da mamãe quanto do bebê. Continue a leitura para descobrir como o teste é realizado e tudo o que você precisa saber para ter um desenvolvimento de gestação saudável e tranquilo.
Como é feito o exame do cotonete?
O procedimento para verificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae no organismo da gestante é simples e indolor.
Durante o exame, o médico ou enfermeiro irá inserir um cotonete (swab) na vagina e no ânus da mulher para coletar amostras. Essas amostras são então enviadas para um laboratório para análise.
Qual o objetivo do teste?
O exame do cotonete serve para identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae, que pode aparecer em qualquer período da gravidez, pois ela é normalmente encontrada no trato urinário.
A bactéria em questão é comum e inofensiva na maioria dos adultos, mas pode causar infecções graves em recém-nascidos se transmitida durante o parto.
Logo, caso o resultado do exame seja positivo, a gestante receberá antibióticos para prevenir a transmissão da bactéria para o bebê.
Com quantas semanas pode ser realizado o exame?
Geralmente, o exame é realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação. Esse período é considerado ideal porque a detecção da bactéria nesse estágio permite tempo suficiente para o tratamento antes do parto, reduzindo assim o risco de transmissão para o recém-nascido.
Por isso, você precisa ter acesso ao melhor atendimento dedicado a você, contrate um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!
Como se preparar para o exame do cotonete?
Para se preparar para o exame do cotonete, você deve seguir as seguintes recomendações:
• Evite higienizar a região íntima 12 horas antes;
• Não ter relações sexuais 48h antes;
• Não é recomendado o uso de medicamentos tópicos, antisépticos, sabonetes íntimos e cremes vaginais 48 horas antes;
Como funciona o resultado do teste?
Se o resultado for positivo, significa que a mulher é portadora da bactéria. Isso não significa que ela ou o bebê ficarão doentes, mas os médicos geralmente recomendam antibióticos durante o trabalho de parto para prevenir a transmissão da bactéria para o bebê.
Caso o resultado seja negativo, significa que a bactéria não foi detectada na amostra. Não há necessidade de tratamento adicional a menos que outros fatores de risco estejam presentes.
A Hapvida NotreDame Intermédica oferece a maior rede de médicos do país, com cobertura nacional e diversas especialidades médicas, incluindo ginecologia e obstetrícia, preparados para fornecer cuidados de qualidade tanto para a mamãe quanto para o bebê. Entre em contato para saber mais sobre nossos planos de saúde flexíveis.