
Psiquiatra ou Psicólogo? Entenda a diferença e qual profissional procurar
O que faz um Psiquiatra?
Definição e formação do Psiquiatra
Um Psiquiatra é um médico especializado em saúde mental. Para atuar na área, é necessário primeiro concluir a faculdade de medicina. Depois, o profissional deverá passar pela residência em psiquiatria, onde vai se aprofundar no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais.
Condições mais tratadas por Psiquiatras
Entre as principais condições tratadas pelos Psiquiatras, vale citar depressão moderada a grave, transtornos de ansiedade severos, esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno de déficit de atenção (TDAH).
Quando procurar um Psiquiatra
Se você sente alterações severas de humor, tem sintomas que interferem significativamente no seu dia a dia, sofre com mudanças drásticas no sono ou apetite e tem pensamentos suicidas, saiba que é fundamental procurar o atendimento com Psiquiatra para encontrar as melhores formas de tratamento e controle dos sintomas.
O que faz um Psicólogo?
Definição e formação do Psicólogo
O Psicólogo é um profissional com formação em psicologia, podendo ter também mestrado ou doutorado. Esses profissionais são especializados em comportamento humano e saúde mental, com diversas abordagens possíveis.
Abordagens de tratamento utilizadas por Psicólogos
Existe uma série de abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas por Psicólogos, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), psicanálise e terapia humanista. Todas são aplicadas para ajudar o paciente a lidar com questões emocionais e comportamentais da melhor maneira.
Quando procurar um Psicólogo?
Em geral, é indicado procurar um Psicólogo quando se está lidando com estresse, ansiedade, dificuldades de relacionamento ou buscando apoio para tomar decisões importantes.
Porém, o acompanhamento com Psicólogo é também uma forma de buscar autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Você não precisa estar enfrentando um momento de crise para iniciar esse tipo de tratamento.
Diferenças principais entre Psiquiatra e Psicólogo
Medicamentos: o que apenas o Psiquiatra pode prescrever
Somente o Psiquiatra pode receitar medicamentos, pois o profissional possui formação médica. Isso é fundamental quando o tratamento exige intervenção medicamentosa para equilibrar a química cerebral.
Diversas condições podem exigir o uso de medicamentos e o médico Psiquiatra será responsável pela avaliação e definição da melhor linha de tratamento de acordo com o caso.
Abordagens terapêuticas: análise comportamental e acompanhamento médico
Enquanto o Psicólogo trabalha principalmente com terapia e técnicas comportamentais diversas, o Psiquiatra combina medicamentos com orientações terapêuticas quando necessário. Tudo vai depender do diagnóstico e do tratamento escolhido para o paciente.
Complementaridade entre psiquiatras e psicólogos
Quando há uma condição tratada pelo Psiquiatra, é comum e, em geral, indicado realizar o tratamento junto com o Psicólogo. Os profissionais se complementam em suas abordagens, com um acompanhamento mais constante da psicoterapia, e visitas regulares ao psiquiatra.
Como escolher o profissional certo para você?
Avaliando seus sintomas: sinais físicos e emocionais
Considere a gravidade e a natureza dos seus sintomas. Sintomas mais leves podem ser tratados por um psicólogo, enquanto sintomas mais graves podem exigir a intervenção de um psiquiatra.
Fique atento à duração dos sintomas e, principalmente, o impacto que estes tem na sua rotina. Em alguns casos mais sérios, sintomas físicos também podem surgir, como dores de cabeça, problemas de pressão, queda de cabelo, entre outros.
Quando considerar um atendimento integrado entre Psiquiatra e Psicólogo
O tratamento conjunto pode ser ideal quando o caso envolve a necessidade de medicação e acompanhamento terapêutico, ou mesmo se não obteve resultados satisfatórios com apenas uma abordagem. Muitas vezes, o próprio Psicólogo ou Psiquiatra fará a recomendação para que você procure esse complemento em seu tratamento.
Dicas para encontrar profissionais qualificados
Encontrar um profissional que combine com você pode parecer um desafio inicialmente, mas existem formas de tornar essa busca mais assertiva. Em primeiro lugar, consulte a rede credenciada no seu plano de saúde, buscando opções próximas a você.
Você também pode pedir indicações de pessoas de confiança, e é sempre válido pesquisar avaliações online, além de confirmar o registro profissional antes de iniciar o tratamento.
Dúvidas frequentes sobre Psiquiatra e Psicólogo
É possível começar com um Psicólogo e depois buscar um Psiquiatra?
Sim, é possível e muito comum! Muitas pessoas começam pela terapia e, a depender da evolução do caso e dos sintomas apresentados, o próprio Psicólogo pode sugerir uma avaliação psiquiátrica e indicar um profissional.
Quanto tempo dura o tratamento com cada profissional?
A duração varia conforme o caso e o tipo de tratamento. Os tratamentos psiquiátricos dependem da resposta ao medicamento, enquanto as terapias podem durar semanas ou anos. Além disso, você pode seguir fazendo terapia mesmo se a questão que te levou a buscar ajuda inicialmente já foi resolvida.
Qual o papel da terapia no tratamento psiquiátrico?
A terapia é uma forte aliada para ajudar o paciente a desenvolver estratégias de enfrentamento de questões variadas. É uma forma de ajudar e ensinar a processar emoções, além de identificar e modificar padrões de pensamentos que podem estar atrapalhando seu dia a dia.
Conclusão: Psiquiatra ou Psicólogo? Entenda qual ajuda você precisa
A importância de buscar ajuda para saúde mental
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e uma coisa interfere na outra. Uma saúde mental bem cuidada ajuda a manter a saúde física sempre em dia, assim como cuidar da saúde física também tem impactos na sua saúde mental.
Nunca é tarde para buscar ajuda e viver de forma mais leve!
Como Psiquiatras e Psicólogos trabalham juntos para o seu bem-estar
A combinação dos dois profissionais pode oferecer um cuidado mais completo, tratando tanto os sintomas quanto suas causas emocionais e comportamentais.
Os dois são igualmente importantes no tratamento, e estão igualmente dispostos a te ajudar a encontrar um caminho com mais qualidade de vida e bem-estar para sua rotina, em todas as áreas.
Priorize o autocuidado e o suporte profissional adequado
Buscar ajuda é sinal de força e existem diversos profissionais sempre prontos a ajudar e te acompanhar na sua jornada de autocuidado.
Se você busca um plano de saúde completo e acessível, entre em contato com nossos representantes e faça uma cotação hoje mesmo. O primeiro passo para viver melhor é investir na sua saúde.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...
Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição