Quando se trata de cuidar da saúde, compreender as diferenças entre procedimentos médicos é fundamental para tomar decisões informadas. Dois procedimentos frequentemente confundidos são a endoscopia e a colonoscopia. Embora ambos envolvam a introdução de um instrumento flexível para examinar órgãos internos, suas finalidades e áreas de atuação são distintas. 

Continue lendo para entender as diferenças entre os procedimentos, suas aplicações, os passos envolvidos e por que são importantes para a manutenção da saúde.

Qual a diferença entre Endoscopia e Colonoscopia?

Ambos os exames são realizados por um gastroenterologista e podem ser usados para detectar doenças precoces, permitindo tratamento mais eficaz. A principal diferença entre eles é a área do trato gastrointestinal examinada.

Endoscopia

A endoscopia é um exame utilizado para visualizar o interior do trato gastrointestinal superior, incluindo o esôfago, estômago e duodeno. É normalmente empregado no diagnóstico de condições como úlceras, refluxo ácido, inflamação e câncer.

Preparo para Endoscopia

Antes da endoscopia, é fundamental seguir algumas recomendações importantes como:
●    Dieta leve sem fibras no dia anterior.
●    Jejum absoluto de pelo menos oito horas antes do procedimento.
●    Suspensão de medicamentos que possam interferir no exame ou em biópsias, conforme orientação médica.

Sintomas pós-exame

Após uma endoscopia, é comum experimentar sintomas leves, como dor de garganta, sensação de inchaço abdominal temporário e possível náusea. Alguns pacientes podem ter pequenos sangramentos, especialmente se biópsias foram realizadas. Geralmente, esses sintomas desaparecem rápido sem necessidade de intervenção adicional.

Colonoscopia

Já a colonoscopia é um exame utilizado para visualizar o interior do cólon e do reto, e tem como objetivo auxiliar no diagnóstico de condições como pólipos, inflamação, diverticulite e câncer colorretal.

Por isso, você precisa estar sempre pronto e ter acesso ao melhor atendimento dedicado a você, contrate um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!

Preparo para Colonoscopia

Para um exame preciso e eficaz, o intestino precisa estar limpo e livre de resíduos fecais. O preparo pode envolver: 
●    Ingestão abundante de líquidos; 
●    Uma dieta leve sem fibras;
●    Uso de medicamentos laxativos na véspera do exame;
●    Suspensão de medicamentos diabéticos e/ou anticoagulantes conforme orientação médica;
●    Restrição de alimentos sólidos no dia do exame;
●    Jejum total iniciado duas horas antes do procedimento.
E pode ser iniciado dois dias antes ou no dia anterior ao procedimento, conforme orientação médica. 

Sintomas pós-exame

Após uma colonoscopia, os sintomas mais comuns incluem desconforto abdominal passageiro, gases e uma leve sensação de inchaço devido à introdução do tubo durante o procedimento. Além disso, alguns pacientes podem sentir uma leve dor na região anal, especialmente se biópsias foram realizadas durante o exame. 

No entanto, ressaltamos que esses sintomas geralmente desaparecem rapidamente e sem a necessidade de intervenção médica.

Hoje somos a operadora de saúde com a maior rede de médicos, ampla abrangência nacional, cobertura para diversas especialidades médicas e planos flexíveis. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos planos e poder contar com uma assistência médica de alta qualidade.

Soluções para você, sua empresa ou familia