O cuidado com os olhos é tão necessário que, antes mesmo da saída da maternidade, a equipe médica realiza o teste do olhinho ou o do reflexo vermelho, exames capazes de detectar, precocemente, doenças relacionadas à visão. Este assunto ganha ainda mais relevância em 10 de julho, data em que é comemorado o Dia da Saúde Ocular.
Os pais devem ficar atentos à visão dos filhos e, ao menor sinal de disfunções, precisam informar o pediatra. Dores de cabeça, ainda na infância, podem indicar problemas e, entre os mais comuns, estão: miopia, hipermetropia e ceratocone.
Após os 40 anos, são comuns as queixas de vista cansada. Já entre os idosos, diferentes aspectos podem ser afetados na saúde ocular, tais como percepção de cores, campo visual e visão de perto ou de longe.
Doenças crônicas como hipertensão e diabetes podem provocar o surgimento de sintomas oculares, e requerem acompanhamento constante.
Os oftalmologistas são os responsáveis por diagnosticar problemas na saúde ocular. Em muitos casos, é comum prescreverem óculos de grau ou lentes de contato.