Reiki: o equilíbrio da energia pelas mãos
Saúde e Bem-Estar -
Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Reiki é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - assim como yoga, arteterapia, meditação, entre outras. O método funciona como uma limpeza energética para alinhar os chakras - centros das energias vitais. Trata-se de uma terapia complementar, portanto não substitui outros tipos de tratamento para doenças psicológicas ou físicas.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Reiki significa energia vital universal, que é transferida do terapeuta - ou mestre reikiano - para o paciente pelas mãos, a fim de equilibrar corpo, mente e emoções. A técnica foi desenvolvida no Japão, mas não está ligada a rituais religiosos e não possui efeitos colaterais; qualquer pessoa pode realizá-la para complementar tratamentos de saúde ou sentir bem-estar e relaxamento. A prática pode ainda reduzir sintomas de estresse, depressão e ansiedade, dores, insônia e muito mais - mas não deve substituir tratamentos médicos.
Mas como funciona?
Durante a prática do Reiki, o paciente fica deitado em uma maca com os olhos fechados meditando sobre cinco princípios: não sentir raiva, não se preocupar, ter gratidão, trabalhar com dedicação e ser gentil. Enquanto isso, o mestre reikiano faz alguns movimentos com as mãos sobre o corpo do paciente para canalizar as energias dele, funcionando como um canal das ""energias vitais universais"".
É possível sentir os benefícios do Reiki logo a partir das primeiras sessões. Mas, além do bem-estar instantâneo, a terapia também pode amenizar os sintomas de doenças físicas e mentais.
Alívio de dores crônicas: algumas culturas acreditam que os chakras estão associados a glândulas e órgãos do corpo, e que quando eles estão desequilibrados há incômodos locais. Neste sentido, sentir muitas dores de cabeça pode, por exemplo, indicar desalinhamento do chakra frontal ou coronário - aqueles localizados na cabeça. Por trabalhar com o equilíbrio das energias nessas áreas durante o Reiki, é possível que haja um alívio de dores crônicas. O relaxamento proporcionado pela prática também pode ajudar a diminuir dores musculares causadas por tensões.
Mais saúde mental: as técnicas de respiração e meditação, além da sensação de bem-estar, ajudam a diminuir os sintomas do estresse e ansiedade. O Reiki também é muito utilizado em tratamentos contra a depressão, pois proporciona um equilíbrio de energias, que amenizam os sintomas. No entanto, é necessário continuar o acompanhamento com psiquiatra e psicólogos.
Menos insônia: a prática do Reiki estimula a produção de serotonina e endorfina, hormônios que promovem o bem-estar e o relaxamento - o que ajuda também a manter boas noites de sono.
Qualidade de vida: bem-estar, paz, esperança, autoconfiança e alegria são algumas emoções sentidas após a aplicação do Reiki. Tudo isso faz com que o paciente se sinta mais seguro e com energia para realizar as atividades do dia a dia.
O Reiki também pode ser aplicado a distância, desde que o mestre tenha uma formação mais avançada, já que ele precisa acessar a energia do paciente sem estar próximo. Antes da sessão, o paciente pode explicar quais são as principais questões que quer trabalhar para que a terapia seja mais assertiva. O mestre reikiano pode fornecer uma meditação guiada ou pedir para que a pessoa fique em um lugar calmo para relaxar enquanto recebe o Reiki.
Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do Jornal NH, Tua Saúde, Minha Vida - acesso em 06/10/2020.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...