O que é hipertensão arterial? 

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica em que a pressão do sangue nas artérias está sempre elevada. Isso faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer o sangue circular pelo corpo.  

Vale destacar que a hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O que causa o problema? 

A hipertensão arterial pode ser causada por diversos fatores. A predisposição genética é um deles, assim como a idade, pois o risco aumenta com o envelhecimento devido ao endurecimento natural das artérias.  

Além disso, uma dieta rica em sal e gorduras, a falta de atividade física e o excesso de peso são outros fatores de risco que podem contribuir para o problema. 

Como funciona seu diagnóstico? 

O diagnóstico da hipertensão arterial é feito principalmente através da medição da pressão arterial. 

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, considera-se que uma pessoa tem hipertensão quando suas medidas de pressão arterial estão iguais ou acima de 140/90 mmHg na maioria das vezes. 

No entanto, o diagnóstico não se baseia apenas em uma única medição. Devido à mudança da pressão arterial, são necessárias várias leituras em momentos diferentes para confirmar o diagnóstico. Além disso, o médico também pode solicitar exames adicionais para verificar se a hipertensão causou algum dano ao coração, rins ou outros órgãos. 

Para ter um atendimento completo quanto a esse e outros problemas, conte com um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica, a solução ideal para cuidar de você e de quem ama. Faça já a sua cotação! 

Como é o tratamento da hipertensão arterial? 

O tratamento se baseia principalmente na mudança de estilo de vida, como a adoção de uma dieta balanceada adaptada para reduzir o consumo do que pode contribuir com a hipertensão arterial, exercícios físicos regulares e redução no consumo de álcool e cigarro. 

Mesmo que o indivíduo tenha predisposição genética ou já esteja em uso de medicamentos, as mudanças no estilo de vida são essenciais para a eficácia do tratamento. Elas podem reduzir os níveis de pressão arterial, fortificar o coração e prevenir complicações cardíacas. 

Como prevenir a hipertensão arterial? 

Seguir estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção da condição, algumas recomendações que você pode incluir na sua rotina são:  

• Pratique exercícios físicos regularmente; 

• Evite o tabagismo; 

• Modere no consumo de álcool; 

• Reduza o consumo de sal e alimentos gordurosos da sua dieta;  

• Adote uma alimentação saudável; 

• Diminua o estresse. 

Dia Mundial da Hipertensão Arterial  

As doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelas mortes nas Américas. E a hipertensão arterial, por sua vez, é um fator contribuinte em mais da metade desses casos de doenças cardiovasculares.  

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial, que acontece a cada dia 17 de maio, foi criado para aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. 

Além disso, a data serve para lembrar a todos da importância de manter um estilo de vida saudável para controlar ou prevenir a hipertensão. Isso inclui uma dieta balanceada, exercícios regulares e evitar hábitos prejudiciais como fumar e beber excessivamente. 

Soluções para você, sua empresa ou familia