Como identificar o transtorno de personalidade?
Saúde e Bem-Estar -
Você é rancoroso? Ou inseguro? Muda de humor muito rápido? Segue as regras obsessivamente? Esses comportamentos podem ser sinais de transtornos de personalidade. Mas, na maioria das vezes, essa forma diferente de perceber o mundo parece normal para o portador. Continue a leitura e veja o que é o transtorno de personalidade e como identificá-lo.
1. O que é transtorno de personalidade?
2. Sintomas e sinais de transtorno de personalidade
3. Como diagnosticar o transtorno de personalidade?
Soluções para você, sua empresa ou familia
Transtornos de personalidade são padrões de pensar, perceber, reagir e se relacionar diferentes dos que são conhecidos e esperados normalmente. As causas ainda são desconhecidas. Mas, acredita-se que a herança genética e as condições do ambiente no qual a pessoa foi criada são grandes influências.
Os sinais do transtorno de personalidade são bem conhecidos e, geralmente, começam a aparecer na adolescência e no começo da vida adulta. Em geral, eles envolvem os seguintes problemas:
Identidade – pessoas com transtorno de personalidade não têm uma imagem clara e estável de si mesmas. Ou seja, a maneira como elas se veem muda dependendo da situação e das pessoas com quem elas estão. Por exemplo, elas podem alternar entre se acharem cruéis ou generosas e são inconsistentes em relação aos seus valores e objetivos. Além disso, a autoestima alterna entre alta e baixa.
Relacionamento – quem tem transtorno de personalidade é, geralmente, incapaz de estabelecer relacionamentos íntimos e estáveis com outras pessoas. A pessoa pode ser insensível, se isolar ou não ter empatia e também pode ter medo de abandono e necessidade de atenção. Familiares e amigos, frequentemente, a acham confusa.
Os sinais e sintomas variam de acordo com o tipo de transtorno de personalidade. Entretanto, os mais comuns são os seguintes:
- Ansiedade;
- Agressividade;
- Desconfiança;
- Rancor;
- Isolamento social;
- Introspecção;
- Indiferença;
- Insegurança;
- Intolerância;
- Medo de abandono;
- Impulsividade;
- Necessidade de atenção;
- Arrogância;
- Perfeccionismo.
Nem sempre é fácil diagnosticar um transtorno de personalidade. Caso exista uma suspeita, o médico pode encaminhar o paciente para um especialista, que vai investigar alguns aspectos, tais como:
- Como a pessoa vê a si mesma, os outros e a realidade em que está inserida;
- Comportamentos que geram reações negativas no paciente e que, mesmo assim, são repetidos, já que a pessoa não consegue mudar o padrão;
- Averiguar com familiares e amigos, se possível, os comportamentos e padrões do paciente.
Com ajuda, pessoas com transtorno de personalidade podem levar uma vida praticamente normal. O tratamento pode associar terapia e medicamentos. O paciente também pode tomar algumas medidas para amenizar os sinais do transtorno, tais como:
- Saber mais sobre o distúrbio – conhecimento e compreensão ajudam a fortalecer o tratamento;
- Fazer exercício físico regularmente – o exercício pode ajudar a gerenciar muitos sintomas e sinais;
- Evitar bebidas alcoólicas – álcool pode piorar os sintomas e sinais;
- Escrever um diário – é importante expressar as emoções;
- Experimentar técnicas de relaxamento – ioga e meditação são boas opções.
A compreensão e o apoio de familiares e amigos também são importantes para que uma pessoa com transtorno de personalidade se sinta melhor.
http://www.rcpsych.ac.uk/healthadvice/problemsdisorders/personalitydisorder.aspx - acessado em 06/12/2017;
https://www.psychiatry.org/patients-families/personality-disorders/what-are-personality-disorders - acessado em 06/12/2017;
http://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-de-personalidade/transtornos-de-personalidade - acessado em 06/12/2017;
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/personality-disorders/symptoms-causes/syc-20354463 - acessado em 06/12/2017.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...