Atualizado em - 31/07/2024
Como identificar e aliviar as cólicas do bebê
Cuidar da saúde de um recém-nascido é uma tarefa diária que requer muita atenção, principalmente nas primeiras semanas de vida. Uma das situações mais comuns nesse período são as cólicas, que podem causar desconforto ao bebê e angústia aos pais. Entenda melhor sobre o que são as cólicas, como reconhecê-las e quais medidas podem ser tomadas para aliviá-las.
O que são as cólicas do bebê?
As cólicas são muito comuns nas primeiras semanas de vida do bebê e fazem parte do desenvolvimento do sistema digestivo dele. Geralmente, aparecem a partir de duas semanas após o nascimento e persistem até cerca de quatro meses. As cólicas duram cerca de três horas por dia e são mais comuns no final da tarde e à noite.
Ainda não há uma explicação definitiva para a causa das cólicas do bebê. Normalmente, elas ocorrem porque a criança ainda é muito sensível a qualquer tipo de estímulo, bem como a alguns alimentos ingeridos pela mãe e transmitidos pelo leite materno.
Alimentos que podem causar cólicas no bebê
Alguns alimentos podem causar cólicas no bebê quando consumidos pela mãe e transmitidos através do leite materno. Entre eles estão:
- Leite de vaca e iogurte integral;
- Cafeína (café, chá, mate);
- Chocolate ao leite;
- Nozes;
- Trigo;
- Soja;
- Frituras;
- Alimentos muito temperados;
- Alimentos com conservantes (sucos industrializados, por exemplo);
- Refrigerantes;
- Feijão.
Como identificar as cólicas do bebê?
Identificar se o choro do bebê é causado por cólicas pode ser um desafio. Com o tempo, os pais aprendem a diferenciar os tipos de choro. Se o bebê não está com fome, frio, sono, calor, com a fralda suja ou com alguma outra dor, o choro pode indicar cólicas.
No entanto, em alguns casos, as cólicas do bebê podem ser sintomas de alguma complicação de saúde. Se você notar que, durante uma crise de choro, os lábios ou a pele do bebê estiverem azulados ou se perceber alterações no comportamento, no sono e na hora de mamar dele, é importante procurar a ajuda de um pediatra.
Acompanhamento pediátrico
É importante que o bebê tenha um acompanhamento regular com o pediatra, principalmente nos primeiros meses de vida. O profissional poderá orientar os pais sobre como lidar com as cólicas e outros possíveis desconfortos, além de monitorar o desenvolvimento e a saúde do bebê.
Lembre-se: a saúde do seu bebê é prioridade. Portanto, não hesite em buscar ajuda médica sempre que necessário. Esteja sempre pronto para situações emergenciais e auxílio para seu bebê. Contrate um plano de saúde Hapvida NotreDame Intermédica. Faça sua cotação agora!
Como aliviar as cólicas do bebê?
Se você confirmou que não tem nada de errado com o bebê e ele continua chorando, então podem ser as cólicas. Para aliviar esse desconforto, você pode adotar algumas medidas:
- Não alimente demais o bebê: comida em excesso pode trazer desconforto. O ideal é oferecer pequenas porções de duas em duas horas.
- Ande com a criança: o movimento e o contato do bebê com o corpo da mãe tendem a acalmá-lo e a aliviar o desconforto das cólicas.
- Massageie as costas do bebê: com a criança deitada de barriga para baixo e apoiada nos seus joelhos, faça uma leve pressão nas costas.
- Enrole em uma manta: isso traz uma sensação de conforto e segurança.
- Use uma bolsa de água morna: enrole a bolsa em uma toalha e coloque sobre a barriga dele.
Se mesmo assim o choro do bebê persistir, é hora de procurar um médico. O especialista vai saber avaliar se esse desconforto é natural ou se é causado por algum problema de saúde.
Gostou do nosso conteúdo? Siga as redes sociais da Hapvida NotreDame Intermédica e fique por dentro das nossas dicas de saúde e bem-estar!