Afinal, o que é Teleconsulta?

A Teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância, por meio de chamadas de vídeo ou telefone. Este tipo de consulta tem se tornado cada vez mais comum devido à praticidade e ao avanço da telemedicina

Durante a Teleconsulta, o paciente pode relatar seus sintomas, receber diagnósticos e prescrições médicas sem precisar sair de casa.

 
Como Funciona?

Primeiro, o paciente agenda a consulta através do site ou aplicativo da clínica, hospital ou da sua operadora de saúde que disponibiliza o serviço. Indicamos verificar a conexão de internet com antecedência e ter um notebook ou celular com câmera e microfone funcionando para não prejudicar a Teleconsulta.  

Durante a consulta, o paciente irá descrever seus sintomas e fazer perguntas, enquanto o médico realiza o atendimento como faria pessoalmente, podendo inclusive solicitar exames se for preciso. Se houver necessidade, o médico também poderá prescrever medicamentos ou tratamentos, que serão enviados digitalmente ao paciente no final da Teleconsulta. 


Tipos de Teleconsulta

A Teleconsulta surge como uma nova tecnologia para que hospitais, clínicas, operadoras de saúde e empresas possam oferecer serviços de atendimento médico remoto, tornando o acesso à saúde mais facilitado. Essa modalidade também permite o acompanhamento do paciente à distância. Conheça alguns tipos de Teleconsulta disponíveis. 


Entre profissionais

Esse tipo de Teleconsulta proporciona a interação entre profissionais de saúde, permitindo trocas de opiniões e discussões sobre casos clínicos de seus pacientes. 

Além disso, essa modalidade supera as barreiras geográficas e conecta especialistas de diferentes localidades, possibilitando uma abordagem multidisciplinar ao paciente, que com certeza ajudará a ter diagnósticos mais precisos. 


Médico e Paciente

Essa modalidade de Teleconsulta permite que o paciente realize suas consultas médicas no conforto de casa, proporcionando uma experiência em saúde conveniente e fácil. 

Para os médicos, essa prática também contribui para a otimização da sua agenda de atendimentos e assistam a um maior número de pacientes de maneira segura.


Assíncrona

Nessa modalidade de Teleconsulta, o atendimento médico não é realizado em tempo real. Funciona da seguinte forma: o paciente pode enviar suas dúvidas e informações sobre seu estado de saúde em qualquer hora do dia, e o médico responderá assim que possível. 

Isso garante um atendimento personalizado, evita o deslocamento e não exige que o paciente interrompa suas atividades diárias para uma consulta em tempo real, tornando o cuidado à saúde mais conveniente.


Síncrona

A Teleconsulta síncrona é a que mais se assemelha a uma consulta presencial, porém realizada de forma virtual. Nela, médico e paciente interagem em tempo real, geralmente por uma videochamada.

Costuma ser bastante útil para avaliações iniciais ou para casos que requerem um contato mais próximo entre o médico e o paciente.


Principais Vantagens

Há inúmeras vantagens tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde. Para o paciente, proporciona maior acessibilidade ao atendimento médico, economia de tempo e conforto, já que a consulta pode ser realizada de casa. 

Para o médico, permite uma gestão mais eficiente do tempo, amplia sua capacidade de atendimento e ainda permite que ele possa atender pacientes em diferentes localidades.


Comodidade

Uma das grandes vantagens da Teleconsulta é poder ser atendido no conforto do seu próprio lar ou em qualquer outro lugar, sem haver a necessidade de deslocamentos e esperas em consultórios. 

Essa flexibilidade permite ao paciente agendar consultas em horários que se adequem melhor a sua rotina corrida.


Agilidade no atendimento

Outro benefício é receber um atendimento rápido, sem a necessidade de esperar por uma consulta presencial com o profissional de saúde desejado.

Além disso, a possibilidade de realizar o acompanhamento médico de forma remota agiliza o processo de cuidado à saúde, facilitando a comunicação do paciente com o médico e permitindo intervenções rápidas quando necessário.


Redução de distância

Por trazer a redução de distância, já que não há deslocamento, a assistência à saúde se torna mais inclusiva e acessível. Mesmo os pacientes localizados em áreas remotas ou que tenham dificuldades de deslocamento podem receber atendimento médico de qualidade à distância. 

Outro ponto positivo é a conexão com especialistas de diferentes cidades, estados ou até países, ampliando as opções de tratamento.


Segurança de informações

As plataformas utilizadas para a Teleconsulta contam com sistemas de segurança e proteção de dados, garantindo que as informações médicas do paciente sejam protegidas contra acessos não autorizados. 

Quando falamos dos profissionais de saúde, o armazenamento digital dessas informações facilita o acesso e a organização dos dados do paciente, contribuindo para um atendimento mais eficiente e seguro.


Teleconsulta na NotreDame Intermédica?

Através do nosso Portal de Teleconsulta, disponibilizamos consultas médicas à distância, permitindo que nossos beneficiários tenham acesso a atendimento médico de qualidade sem sair de casa.

Contamos com profissionais altamente qualificados e uma plataforma segura e fácil de usar, tornando a teleconsulta uma opção prática e eficaz para seus cuidados com a saúde.

Faça uma cotação dos planos de saúde Hapvida NotreDame Intermédica e tenha o melhor que você e aqueles que amam merecem!

Soluções para você, sua empresa ou familia