Home

Causas e tratamentos para o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

Saúde e Bem-Estar

19 de Julho de 2021

Imagem referência Blog da Saúde NotreDame Intermédica

Atualizado em - 03

O que é atraso no desenvolvimento neuropsicomotor?

O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é um transtorno infantil que ocorre quando a criança apresenta dificuldades incomuns para alcançar os marcos de desenvolvimento esperados. Por exemplo, não conseguir sustentar a cabeça após três meses, sentar-se sozinha aos seis meses ou formar frases aos dois anos. Essas dificuldades podem variar desde problemas de entendimento até desafios na comunicação.
As causas do atraso são diversas, abrangendo condições como paralisia cerebral, hipotonia e falta de estímulo. Em alguns casos, a condição pode melhorar com a idade e tratamento adequado; em outros, pode persistir na vida adulta. O tratamento precoce é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Causas do transtorno 

Diversos fatores podem causar o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. A paralisia cerebral é uma das principais causas. Segundo a neurologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Clarissa Bueno, o tipo de atraso depende da área cerebral afetada, podendo resultar em deficiência intelectual ou perda de funções motoras. 
Outra causa comum é a hipotonia, caracterizada por fraqueza muscular. Bebês com hipotonia geralmente têm dificuldade em sustentar a cabeça ou sentar-se, habilidades que deveriam estar desenvolvidas em certas idades. Essa condição pode ser identificada no pré-natal, quando se nota menor movimentação fetal.
A especialista explica que, além dessas doenças, a falta de estímulo pode afetar o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. “Por exemplo, se ela tem um problema cardíaco e possui restrições para realizar determinadas atividades, ou se ela passa muito tempo internada, também pode ter um atraso devido à falta de estímulo”.

Como identificar o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor

O diagnóstico do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor baseia-se na observação dos marcos de desenvolvimento nos primeiros meses de vida. Dra. Clarissa destaca que, entre o terceiro e o quarto mês, a criança deve estabelecer contato visual e ser capaz de sustentar a cabeça.
“Esse acaba sendo um momento em que temos mais possibilidades de identificar o atraso, porque é um marco mais exuberante. Mas, infelizmente, muitas crianças não são diagnosticadas nessa fase e acabam recebendo o diagnóstico muito mais para frente”.

Sintomas 

Os sintomas do distúrbio são:
•    Postura caída e músculos muito fracos;
•    Dificuldade de segurar a cabeça após os três meses;
•    Não conseguir se sentar aos seis meses;
•    Não começar a engatinhar antes dos nove meses;
•    Não andar sozinho antes dos 15 meses;
•    Não conseguir comer sozinho com um ano e seis meses;
•    Não formar frases após os dois anos e três meses;
•    Não controlar o xixi e o cocô após os 5 anos.

Importância do tratamento precoce

O tratamento do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor depende da doença que causou esse distúrbio. Algumas pessoas podem levar uma vida plena, enquanto outras podem precisar de terapias contínuas. “Independentemente do que está causando, se existe um atraso, o paciente precisa fazer fisioterapia”, indica a neurologista.
Para Dra. Gabriela Gaia, psiquiatra do Núcleo de Terapias Integrativas ABC, da Hapvida NotreDame Intermédica, as intervenções precoces permitem diminuir a gravidade do atraso. “Às vezes, eu posso não ter a certeza do diagnóstico, mas se observo algum atraso ou dificuldade em alguma área do desenvolvimento, a orientação sempre será intervenção”, explica.
No caso do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a equipe multidisciplinar é fundamental para tratar todos os aspectos. “O psiquiatra, o neuro ou o pediatra direcionarão o tipo de atraso e investigar se pode ser alguma síndrome ou alguma alteração genética. A partir disso, a equipe multidisciplinar auxiliará no que o paciente precisar”, conta Dra. Gabriela.
Durante o tratamento, o paciente poderá realizar avaliações com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicológicos, psiquiatras e fisioterapeutas. “É preciso uma equipe bem engajada para entender, realmente, quais são as dificuldades do paciente naquele momento”.

Tratamentos fisioterapêuticos

Para o tratamento fisioterapêutico do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, o Núcleo de Terapias Integradas ABC oferece métodos como Terapia de Integração Sensorial, Terapia de Psicomotricidade e TheraSuit. A duração do tratamento varia conforme a causa ou patologia associada, podendo ser necessário acompanhamento até a vida adulta.
Além dos tratamentos na clínica, os pais podem realizar exercícios em casa para estimular o desenvolvimento da criança. Atividades lúdicas, como rolar no tatame ou brincar com brinquedos que estimulam a coordenação motora, são recomendadas por pediatras.

Tratamentos para atraso na fala

Quando o assunto é apenas um atraso na fala, segundo Cristina Andrade, fonoaudióloga da Hapvida NotreDame Intermédica, pode ser por falta de estímulo. “Sempre analiso essa questão perguntando aos pais como a criança pede algo. Se ela aponta para um objeto e os pais ofertam, ela se comunica de forma não verbal e não tem um estímulo para aprender a verbalizar”.
Neste caso, o tratamento será feito em conjunto com os pais a fim de estimular a criança a falar e se tornar independente aos cuidados fonoaudiólogos. “Montamos um plano e vemos quais os ganhos e os objetivos que conseguiremos ter com esse paciente para reabilitá-lo. Em alguns casos, conseguimos dar alta. Mas, para determinados pacientes, esse trabalho é contínuo, pois precisam de um acompanhamento e pode ser que tenham uma ‘alta assistida’”, explica.
Já se o atraso da fala é causado por outra condição, como paralisia cerebral ou hipotonia, é preciso realizar um tratamento em conjunto com outros profissionais. Isto porque, muitas vezes, a fala e a deglutição são comprometidas pela postura ou outros fatores.

Conheça o Núcleo de Terapias Integradas ABC

O Núcleo de Terapias Integradas ABC da Hapvida NDI conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos – todos especializados para tratar o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outros transtornos do desenvolvimento.
A clínica atende pacientes de dois a 16 anos, com o objetivo de proporcionar diagnósticos precoces, tratamentos personalizados e adaptativos, além de facilidade de acesso – já que todos os profissionais podem ser encontrados em um só lugar.
A unidade fica localizada em São Bernardo do Campo e conta com diversos tipos de terapias, tais como Método de Análise do Comportamento Aplicada, terapias com PECS, TEACHH, terapia de cabine, musicoterapia e muitas outras.
Gostou do nosso conteúdo? Siga as redes sociais da Hapvida NotreDame Intermédica e fique por dentro das nossas dicas de saúde e bem-estar!

Soluções para você, sua empresa ou familia

Referências

Erro ao incluir fragmento

Assine nossa newsletter

Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.

Obrigado.

Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.

Erro!

Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.

Enviando formulário, por favor aguarde...

Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição