O que é astigmatismo?
O astigmatismo é um dos problemas de visão mais frequentes, associado a erros refrativos, ou seja, à forma como o olho foca a luz. A pessoa que sofre com astigmatismo pode ter problemas para enxergar tanto de perto, quanto de longe.
O que acontece é que a imagem sofre uma distorção no momento em que passa pela córnea, surgindo desfocada ao ser projetada na retina. O resultado dessas imagens transmitidas para o cérebro é uma visão embaçada ou turva.
Quais são as causas do astigmatismo?
A causa do astigmatismo está na curvatura inadequada da córnea ou cristalino, responsável pelas distorções comentadas anteriormente. Uma córnea não uniforme afeta a passagem de raios luminosos, prejudicando o foco.
Importante ter em mente que o astigmatismo é hereditário, podendo estar presente desde o nascimento ou se desenvolver ao longo dos anos. Nesse caso, a alteração no formato da córnea vem como resultado das milhares de piscadas diárias. Vale lembrar também que o astigmatismo está comumente associado a hipermetropia e miopia, por exemplo.
Além das causas mais comuns, é possível desenvolver astigmatismo a partir de traumas, falhas cirúrgicas ou até mesmo por coçar o olho de forma muito agressiva.
Como sei se tenho astigmatismo?
Atente-se principalmente às dificuldades para enxergar. Se você sente os olhos cansados ao ler, tem necessidade de “cerrar” os olhos para focar melhor sua visão, tem dores de cabeça ou até mesmo náuseas, e se sua visão fica pior durante a noite, você pode ter astigmatismo.
Conheça a seguir os sintomas e lembre-se de buscar um médico oftalmologista caso se identifique com um ou mais.
Quais são os sintomas do astigmatismo?
O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão “embaçada”, mas existem mais alguns indícios do problema.
A pessoa que sofre com astigmatismo pode apresentar dores de cabeça e/ou nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz), fadiga ocular, piora em sua visão noturna, dificuldade para enxergar de perto ou de longe, entre outros.
Astigmatismo pode piorar com o tempo?
É comum observar mudanças no astigmatismo ao longo dos anos, seja para melhor ou pior. Porém, vale dizer que a piora do astigmatismo não se dá por deixar de usar óculos ou lentes, como muitos pensam.
O que pode piorar o astigmatismo são traumas e infecções repetidas na córnea, incluindo doenças degenerativas como a ceratocone.
Astigmatismo é o mesmo que miopia ou hipermetropia?
O astigmatismo não é o mesmo que miopia ou hipermetropia. O que ocorre é que o problema vem comumente associado a esses outros. A miopia também causa a visão embaçada, mas para objetos distantes, e a hipermetropia traz a dificuldade de enxergar objetos mais próximos.
Astigmatismo pode causar dores de cabeça?
Um dos sintomas do astigmatismo é, sim, a dor de cabeça. Acontece que quando a pessoa que tem astigmatismo não usa óculos ou lentes de contato com o grau necessário, acaba forçando a visão para enxergar os objetos de perto e de longe. É esse esforço da vista que pode causar dores de cabeça, entre outros sintomas.
Crianças podem ter astigmatismo?
Sim, o surgimento do astigmatismo em crianças pode acontecer e é uma condição muito comum, que não deve apavorar pais e responsáveis. Vale lembrar que o astigmatismo é hereditário.
Ao detectar suspeita de astigmatismo infantil, consulte um oftalmologista para diagnóstico e indicação de tratamento, que deve ocorrer a partir do uso de óculos de grau.
Existe algum risco associado ao astigmatismo?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o astigmatismo não representa perigo àqueles que sofrem com o problema. Os riscos associados ao astigmatismo estão ligados à qualidade de vida do paciente que não realiza o tratamento adequado, como a dificuldade para dirigir.
Apesar disso, é importante levar a condição a sério e seguir o tratamento acordado com seu oftalmologista, pois o astigmatismo não tratado pode evoluir para outros problemas de visão mais sérios.
Como o astigmatismo é corrigido?
O astigmatismo é corrigido através de óculos, lentes de contato ou até mesmo por cirurgias, como a LASIK (a laser) e operação com lentes intra-oculares. Por isso, ao detectar dificuldades para focalizar objetos de longe e de perto, procure um oftalmologista para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento de correção rapidamente.
O astigmatismo pode ser prevenido?
Por ser uma condição congênita, o astigmatismo não pode ser prevenido. A doença não está ligada aos hábitos do paciente, e muitas vezes, já está presente desde o nascimento. O importante é consultar um médico assim que perceber dificuldades na visão, para garantir o tratamento adequado.
Este conteúdo foi útil para você? Ao identificar algum dos sintomas de astigmatismo, conte com a rede de oftalmologistas disponível nos planos de saúde da NotreDame Intermédica para cuidar da sua visão com nosso jeito único e acolhedor.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...