Quais os melhores exercícios físicos para asmáticos?
Alimentação -
Quem tem asma sabe que praticar exercícios físicos pode desencadear uma crise. No entanto, os médicos recomendam essa prática para manter um bom estado de saúde. Então, quais os melhores exercícios físicos para asmáticos? Com cuidados e tratamento adequados, os asmáticos podem movimentar o corpo de diversas formas.
A maioria das pessoas que têm asma mal controlada pode ter sintomas de uma crise durante a prática de exercícios físicos. Nesse caso, a doença é chamada de asma induzida por exercício (ou AIE) e os sinais mais comuns são:
- Tosse;
- Chiado;
- Falta de ar;
- Dor ou aperto no peito;
- Cansaço.
Pessoas com AIE normalmente são bastante sensíveis a mudanças de temperatura e ao ar seco. Isso porque durante o exercício físico, a quantidade de ar inalado aumenta significativamente. Nesse momento, certa quantidade de ar seco e frio entra em contato com os pulmões, o que desencadeia os primeiros sintomas da crise de asma.
Existem dois tipos de medicamentos que ajudam a prevenir crises e permitem que os asmáticos pratiquem exercícios físicos:
Broncodilatadores - abrem as vias respiratórias e relaxam os músculos. Os de curta duração devem ser tomados de 15 a 20 minutos antes do exercício. Os de longa duração, que têm efeito por até 12 horas, devem ser tomados uma hora antes.
Medicamentos antiasmáticos anti-inflamatórios - são utilizados para prevenir o inchaço das vias aéreas. Geralmente são tomados em um horário regular para controlar a asma, e, por conta disso, são chamados “medicamentos de controle”.
Não existem exercícios físicos para asmáticos específicos e também não existem aqueles que devem ser evitados. O asmático deve ter um pouco mais de cuidado com exercícios mais intensos, como futebol e corridas de longa distância, porque podem aumentar as chances de crise. Mas nem por isso esse tipo de exercício deve ser evitado. Os exercícios físicos indicados para asmáticos são:
Natação: por estarem na piscina, os praticantes têm contato com um ar mais úmido. Isso evita que o gatilho da crise de asma seja ativado;
Caminhada e bicicleta: exercícios aeróbicos para asmáticos são a opção mais indicada. Isso porque eles são menos intensos do que uma corrida de longa distância, por exemplo, e isso ajuda a regular o fluxo de ar nos pulmões;
Musculação: asma e musculação, ao contrário do que muitos imaginam, não é uma combinação explosiva. Isso porque a musculação não exige dos brônquios tanto esforço quanto um exercício aeróbico.
Soluções para você, sua empresa ou familia
A primeira ocorrência de feridas causadas pelo herpes genital costuma se manifestar no período de 10 a 15 dias. É caracterizada pelo aparecimento de bolhas na região genital, que depois se rompem e se transformam em pequenas feridas, até desaparecerem.
Alguns sintomas perceptíveis antes do aparecimento das bolhas são coceira no local, vermelhidão, ardor e até mesmo formigamento.
Outra importante característica do herpes genital é que seus sintomas podem reaparecer mais ou menos frequentemente durante anos, dependendo do indivíduo e de sua imunidade. Exposição exagerada ao sol, estresse físico ou emocional e cansaço são alguns dos fatores que podem desencadear e contribuir para o reaparecimento das feridas.
https://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-asma-ats/ - acessado em 16/04/2017;
https://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/library/asthma-library/asthma-and-exercise - acessado em 16/04/2017;
http://www.aafa.org/page/exercise-induced-asthma.aspx - acessado em 16/04/2017;
https://www.thoracic.org/patients/patient-resources/resources/asthma-and-exercise.pdf - acessado em 16/04/2017;
https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/asthma-and-exercise - acessado em 16/04/2017;
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072701/ - acessado em 16/04/2017;
https://my.clevelandclinic.org/health/articles/exercise-induced-asthma - acessado em 16/04/2017.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...