Para manter a saúde em dia é preciso manter um cardápio variado com frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos. Mas, montar pratos bem coloridos também pode contribuir para uma dieta saudável, pois as cores definem as vitaminas de cada alimento.
Amarelo: ricos em vitamina C, os tons amarelo ou laranja vêm do betacaroteno ou da pró vitamina A. Alimentos como abacaxi, cenoura, mamão, laranja, manga, acerola e batata doce fazem bem para a pele e o cabelo, pois agem contra o envelhecimento precoce. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e ajuda a quebrar as gorduras.
Branco: ricos em cálcio, fósforo, minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes, alimentos dessa tonalidade fazem bem para os dentes e para a elasticidade dos músculos, favorecem a renovação celular e ainda fortalecem as defesas do organismo. Os alimentos mais recomendados são: alho, alho-poró, cebola, nabo e rabanete.
Roxos, pretos ou azulados: esses alimentos são essenciais para a transformação dos carboidratos em energia, pois possuem vitamina B1 – a falta dela pode ocasionar perda de apetite, redução do peso e até anorexia. Alguns exemplos são açaí, jabuticaba, repolho roxo, uva-roxa, mirtilo, beringela e beterraba.
Verdes: quanto mais escura, mais a folha ajuda no metabolismo. Isto porque alimentos como alface, brócolis, couve, vagem, lentilha, quiabo, rúcula e espinafre possuem clorofila, um potente energético celular. Isto quer dizer que ela aumenta o poder de outros nutrientes.
Marrom: as sementes oleaginosas dessa tonalidade, como chia, feijão carioca, castanha do pará, amendoim, arroz integral e soja são ricos em fibra, mineral selênio e vitamina E. Esses alimentos podem ajudar a regular o intestino, melhorar a flora intestinal, combater a fadiga e controlar o colesterol e o diabetes. Além disso, têm efeito antioxidante, vasodilatador e anticoagulante.