Veja como funciona a telemedicina no Brasil
Saúde e Bem-Estar -
Trabalho em home office, fazer compras, estudos e exercícios. Com a necessidade do distanciamento social para conter as transmissões do novo Coronavírus, hoje tudo é feito a distância, e com as consultas médicas isso não poderia ser diferente. Mesmo tendo passado por inúmeras discussões ao longo dos anos, a telemedicina voltou com tudo durante a pandemia da Covid-19. Entenda neste artigo do Grupo NotreDame Intermédica.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Teleconsulta: consulta a distância feita por ligação, chamada de vídeo ou mensagens.
Teleconsultoria: trata-se do setor em que é realizada uma consultoria entre profissionais. Por exemplo, um médico está cuidando de um paciente com quadro de saúde complexo e consulta a opinião de colegas de outros lugares do mundo.
Teleorientação: é uma espécie de triagem. O paciente liga para o serviço de telemedicina e fala sobre o que está sentindo. O profissional indica medicamentos e orienta se é preciso ir ao hospital ou se é possível tratar a doença ou os sintomas em casa.
Telemonitoramento: é o monitoramento de saúde a distância. É mais comum em pacientes com alguma doença crônica.
Durante a pandemia, os profissionais da saúde podem realizar consultas a distância, emitir atestados, receitas de medicamentos e solicitar exames médicos de forma virtual. Mas, para ter validade, os documentos devem conter as informações profissionais do médico e possuir assinatura eletrônica, além de seguir os requisitos estabelecidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os atestados devem ter nome e o número do CRM do médico, identificação e dados do paciente, registro de data e hora e o prazo da duração do atestado.
As consultas também estão liberadas, mas devem ser registradas em prontuário clínico com data, hora, tecnologia utilizada e o número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.
Ainda não há informações concretas de como – e se – a telemedicina vai funcionar no Brasil pós-Coronavírus. A previsão é que haja debates acerca da qualidade do atendimento a distância e sobre segurança da informação por conta do armazenamento de dados de pacientes em plataformas médicas.
Os beneficiários do Grupo NotreDame Intermédica podem acessar o serviço de Telemedicina no aplicativo GNDI Easy e/ou Portal GNDI e serem atendidos por um especialista. O contato também pode ser realizado pela Central de Atendimento.
Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações da Folha de S. Paulo, Uol Tab, Estadão e Telemedicina Morsch – acesso em 09/07/2020.
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica
Explore mais categorias
Assine nossa newsletter
Para ficar sempre bem antenado com a Hapvida faça parte da nossa newsletter e receba as notícias mais atualizadas, em tempo real.
Obrigado.
Sua informação foi recebida com sucesso. Obrigado por preencher o formulário.
Erro!
Seu pedido de assinatura em nossa Newsletter não foi processado. Por favor contacte o administrador do sistema.
Enviando formulário, por favor aguarde...